22/08/2023

Jeorling Cleve assumirá cadeira da Academia Paranaense de Letras

imagem-17531

O desembargador aposentado Jeorling Cordeiro Cleve (foto), pai do presidente das Faculdades Integradas do Brasil, professor Clèmerson Merlin Clève, foi eleito novo membro da Academia Paranaense de Letras (APL) na semana passada. Natural de Guarapuava, Cleve ocupará a cadeira 23, que pertenceu a Túlio Vargas, ex-presidente da APL. A eleição foi realizada durante a assembleia de quinta-feira, 26, e contou com a unanimidade dos votos dos 23 participantes da academia.
O desembargador Jeorling Cordeiro Cleve é autor de diversas obras. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, residiu em Pitanga, por vários anos, onde foi advogado, promotor público interino e professor. Como juiz substituto, exerceu suas funções jurisdicionais nas Seções Judiciárias de Foz do Iguaçu, União da Vitória e Pato Branco; e, como juiz de direito, exerceu-as nas comarcas de Piraí do Sul, Ivaiporã e Guarapuava, sendo depois promovido para a capital do Estado.
Em Curitiba, foi titular das 3ª e 11ª Varas Cíveis. Foi em seguida promovido para o Tribunal de Alçada e mais tarde para o Tribunal de Justiça. Nesta Corte, como desembargador, atuou por vários anos na área cível, até sua aposentadoria compulsória, por haver atingido o limite constitucional de idade, no ano de 2002.
Possui os títulos de cidadão honorário e benemérito de Pitanga, de cidadão benemérito de Guarapuava, e voto de louvor concedido pela Câmara Municipal de Curitiba. Foi homenageado como nome do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da UniBrasil, de Curitiba, e do Grêmio Estudantil do curso de Direito das Faculdades Campo Real, de Guarapuava. É membro do Centro de Letras do Paraná e membro benemérito da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava. A posse oficial de Jeorling Cordeiro Cleve na Academia Paranaense de Letras deve ocorrer em 2011.

Obras
Desde sua aposentadoria compulsória, em 2002, Jeorling Cordeiro Cleve tem se dedicado à leitura, caminhadas, jardinagem e pesquisas históricas. “É preciso ocupar a mente e o tempo”, comenta sorridente.
Entretanto, sua contribuição já iniciou antes de sua aposentadoria, quando integrou a comissão que elaborou o livro O Poder Judiciário e a Emancipação Política do Paraná: Memória Histórica, alusivo ao sesquicentenário do Paraná, editado pela Artes & Textos em 2003.
Publicou, em 2005, a obra Luiz Daniel Cleve – Memória Histórica, biografia de seu bisavô paterno, imigrante dinamarquês, nascido em 1833. “Com a finalidade de deixar para a família, os dados referentes aos nossos ancestrais”, conta. Lançado pela Juruá Editora, com o apoio cultural das Faculdades Integradas do Brasil, das Faculdades do Centro do Paraná (UCP) de Pitanga, e das Faculdades Campo Real (UniCampo), de Guarapuava, o livro foi reeditado em 2009.
A obra Povoamento de Guarapuava: Cronologia Histórica é mais um resultado de suas pesquisas. Utilizando o formato cronológico, o desembargador conta a história do município, que é sua cidade natal. Na segunda edição publicada em 2009 o autor adicionou a explicação sobre a origem do nome de Guarapuava, relacionado à presença do lobo guará. Coincidentemente, a obra é prefaciada pelo historiador Túlio Vargas.
O desembargador publicou, também, Pensamentos de Todos os Tempos, Lições de Sabedoria, onde reúne, como o próprio nome diz, frases célebres de todos os tempos, minuciosamente anotados durante sua vida de apaixonado por literatura – paixão que herdou do pai Aloísio Guimarães Cleve – e que ele teve o cuidado de reunir por temas, em sua publicação. Este livro já está no volume três.
O opúsculo Antônio de Sá Camargo Visconde de Guarapuava foi publicado em 2007 e é resultado de uma palestra proferida pelo desembargador na Academia Paranaense de Letras, à convite de Túlio Vargas. Sua mais recente obra é a Antologia de pensamentos, frases e textos famosos, também editada pela Artes & Textos. A obra ainda não está no mercado e traz frases de diversos pensadores, entre eles, Ulysses Guimarães e Clèmerson Merlin Clève sobre a constituição cidadã.
O livro Pitanga: Cronologia Histórica deve ser lançado em 2011 e aborda o povoamento da região sertaneja – central do Paraná – onde está localizado o município de Pitanga.

SERVIÇO: As obras estão disponíveis na Biblioteca Helena Kolody, da UniBrasil, e podem ser encontradas no site de diversas livrarias.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo