Os estudantes universitários de Candói estarão, novamente, na Câmara de Vereadores do município. A partir das 19h desta quinta feira (28), em sessão extraordinária, haverá a primeira votação do Projeto de Lei Nº 7/2019, de autoria do poder executivo. A proposta do prefeito Gelson Costa é, segundo ele, oferecer transporte de graça para quem não pode pagar.
Na noite da última terça feira (26), estudantes ligados à Associação dos Universitários de Candói (AUC) que discordavam da proposta apresentada pelo prefeito compareceram à Câmara para pressionar os vereadores a reprovarem o PL que tratava da contratação, por licitação, de quatro ônibus e uma van para o transporte gratuito de universitários de baixo poder aquisitivo.
A seleção seria por conta da Secretaria de Educação tendo como critério a renda dos estudantes, com prioridade para quem recebe até um salário mínimo por mês e assim sucessivamente, até fechar 176 estudantes nos ônibus e outros 16 na van.
Os acadêmicos, que frequentam faculdades em Guarapuava e Chopinzinho, rebatem e insistem na continuidade do transporte gratuito para todos os universitários, pelo menos no ano letivo de 2019. A entidade propõe que o PL seja adiado para 2020.
Na sessão de terça feira, segundo a presidente da AUC, Keila Dias, ocorreram diversos ataques políticos e a votação não ocorreu. A entidade declarou que só se manifestará após o término da sessão.