22/08/2023


Guarapuava Segurança

Incêndio atinge terreno do exército no bairro Santana, em Guarapuava

Vizinhos desconfiam que o lote não esteja recebendo a devida manutenção por parte do 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC)

fogo

*Reportagem atualizada no dia 07/03 às 15h25 para inclusão de informação. 

(Foto: Reprodução/ vídeo)

No início da tarde deste domingo (3), moradores do bairro Santana, em Guarapuava, alertaram o Corpo de Bombeiros sobre um incêndio em um terreno pertencente ao 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), localizado na avenida Antônio Farah. De acordo com os vizinhos, o fogo começou por volta das 13h e a ocorrência foi atendida pelos bombeiros rapidamente.

Dois moradores da região relataram ao Portal RSN que a incidência de chamas no local tem sido recorrente e tem preocupado a comunidade, pelo fato de existirem residências muito próximas. Os moradores das redondezas desconfiam que o terreno esteja abandonado, sem receber a devida manutenção do exército.

“Ultimamente, não vemos ninguém cuidar do terreno. O espaço tem abrigado animais e servido de esconderijo de ladrões”, disse uma moradora do local, que preferiu não ser identificada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local é alvo de incêndios todo ano e durante o inverno a situação se agrava devido à estiagem, que faz com que a disseminação do fogo seja mais rápida.

Os vídeos abaixo foram enviados por leitores da RSN, que presenciaram o momento do incêndio e do atendimento pelo Corpo de Bombeiros, respectivamente.

O Tenente Orlan, responsável pelas Relações Públicas do 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), enviou uma nota ao Portal RSN na quinta feira (7) esclarecendo a situação no terreno do exército:

O 26º Grupo de Artilharia de Campanha é o responsável pelo imóvel sob número cadastral PR 05104, denominado Área Santana. Nesta área, são realizadas rondas, manutenções e reparos periódicos, com o objetivo de preservar o patrimônio da união. Mesmo com esta atuação, são observados constantes descartes de material no entorno do referido terreno, deteriorando o estado de conservação do mesmo e favorecendo a ocorrência de incêndios.  

Em face do ocorrido, além das ações que já são desenvolvidas, está em estudo a realização de; campanhas de conscientização junto aos moradores locais sobre a importância de realizar o descartes de material em local apropriado e evitar futuros incidentes na área.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo