A noite dessa quinta feira (7) foi especial para 18 universitários da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Guarapuava e um marco para a Educação de Ensino Superior do município.
A cerimônia de colação de grau da primeira turma de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi às 19h no Buffet e Eventos Vitri, no bairro Morro Alto.
Além dos quatro formados de engenharia civil, dos quais apenas uma mulher, também se formaram seis alunos de engenharia mecânica, dois de tecnologia em manutenção industrial e seis de tecnologia em sistemas para internet, esse último também com apenas uma mulher.
A cerimônia contou com a presença do reitor da UTFPR, professor doutor Luiz Alberto Pilatti, da professora doutora diretora geral do Campus Guarapuava, Ana Lucia Ferreira e do ex-prefeito Fernando Ribas Carli, patrono dos formandos. Também participaram da mesa diretiva professores da universidade e homenageados.
A colação de grau é o momento em que o aluno tem o reconhecimento público do título, após a conclusão do curso de graduação. A cerimônia durou cerca de duas horas e emocionou parentes e amigos dos formandos. Entre juramentos, homenagens aos pais e aos professores, alguns momentos chamaram a atenção.
Um deles foi quando o patrono de todas as turmas usou a palavra para agradecer o convite de ser o padrinho dos formandos.
Fernando Ribas Carli lembrou da participação que teve como prefeito, para a vinda da universidade em Guarapuava. E disse aos formandos que nunca se esqueçam que para os profissionais competentes, nunca faltará trabalho.
Sempre haverá uma porta aberta precisando de pessoas com conhecimento para compartilhar. O conhecimento é a principal ferramenta para atingirmos o sucesso. Uma empresa jamais vai demitir um funcionário, que tenha competência e conhecimento.
O reitor da UTFPR, professor doutor Luiz Alberto Pilatti, que nem sempre consegue estar presente nas cerca de 200 formaturas por ano no Paraná, presidiu a cerimônia emocionado. Disse que a noite era de festa e celebração histórica pela conquista do Campus de Guarapuava.
Agradeceu ao ex-prefeito Fernando Ribas Carli, e afirmou que sem a ajuda dele, o Campus não teria se tornado realidade. Lembrou que cidades importantes do Estado como Maringá ainda não conseguiram implantar um campus da UTFPR, mesmo mesmo tendo agora um ministro no governo federal. Lembrou que a instituição tem apenas 15 anos e está entre as 49 universidades da América Latina e entre as 20 melhores do Brasil.
O Campus de Guarapuava é um dos melhores construídos nos últimos 10 anos. Estamos prestando contas para a sociedade e formando 18 profissionais. Cada diploma entregue esta noite custou em média, R$ 150 mil ao governo. E esperamos que esses profissionais devolvam esse investimento em serviços à sociedade.
No último ano, mais de 100 patentes de produtos foram registradas pela UTFPR, a partir de projetos desenvolvidos pelos alunos e servidores.