22/08/2023
Guarapuava Política

Guto anuncia que deixará o PHS em Guarapuava

Partido será absorvido pelo Podemos por exigência da cláusula de barreira

guto

(Foto: Arquivo/RSN)

A possível fusão entre o PHS e o Podemos, partido do senador Alvaro Dias, já provoca mudanças no cenário político de Guarapuava. O vereador Guto Klosowski, em nota, anunciou que deixará a sigla pela qual foi eleito. Isso será possível durante a abertura da janela partidária, uma vez que o PHS será absorvido pelo Podemos, o que abre a possibilidade da troca sem que haja a infidelidade partidária.

O partido teve fraco desempenho nacional ao eleger apenas sete deputados federais, número que impede o repasse do fundo partidário e tempo no rádio e na TV durante o horário da propaganda eleitoral gratuita, segundo exige a cláusula de barreiras. Em Guarapuava, Guto é o quarto vereador eleito pelo PHS, antecedido por Eva Schran, Nerci Guiné e Mário Scheidt.

Esse partido marcou a sua posição no cenário político guarapuavano ao eleger, inicialmente, uma bancada com três vereadores no mesmo mandato e, em seguida, emplacar Eva Schran como vice-prefeita na primeira gestão de Cesar Silvestri Filho. Identificando-se como vereador de oposição depois de pertencer a bancada situacionista, o desafio de Guto a partir desse anúncio será escolher uma sigla onde se abrigar.

“Tenho recebido muitos convites, mas ainda não decidi. Preciso ter cautela, pois quero um partido onde possa continuar trabalhando pela população”, disse ao Portal RSN.

Abaixo a nota na íntegra:

ENCERRA-SE UM CICLO!

Na iminência do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) ser incorporado ao Partido PODEMOS (PODE), em decorrência da Cláusula de Barreira, quero manifestar-me em relação a essa sigla que oportunizou-me entrar para a vida pública.

O PHS, de tantas outras lideranças que ocuparam cargos eletivos e me antecederam. O PHS da Professora Madalena Nerone, da Eva Scharan, da Professora Nerci Guiné e do Sr. Mario Sheidt. O PHS de todas essas personalidades, pessoas de caráter ilibado e que fizeram história no município de Guarapuava, não deixando nenhuma mancha que desabonasse a caminhada de atuação pública desses personagens partidários.

Como em qualquer outra sigla, sua composição é feita de pessoas, deste modo, suscetíveis a erros e acertos. E que bom que ao menos em nível municipal, superamos os erros e deixamos os acertos em posição de destaque.

Com relação ao PHS de Guarapuava, sua executiva sempre fora composta por pessoas de grande entusiasmo em relação a demonstrar que política séria é possível e que os seus filiados eram pessoas diferenciadas de grande parte de outras composições. Foi assim desde minha filiação com o presidente Professor Cláudio Andrade, logo em seguida com o David de Matos, acompanhando a mesma linha de condução do partido o ex-vereador Mario Scheidt.

Vale ressaltar que sempre fomos um grupo coeso, que acredita que política se faz com amor e por paixão, visando sempre o BEM COMUM.

Com relação ao qual caminho seguir, ainda é cedo para avaliarmos. Em decorrência de uma possível decisão jurídica a respeito da incorporação PODEMOS/PHS, que se encontra no Superior Tribunal Eleitoral, administrativamente os filiados de ambos passam a compor apenas um, isto é, filiados ao PODEMOS.

Abre-se uma janela e com isso a possibilidade de procurar qual o caminho nos traga maior força para lutar, visando o bem-estar coletivo e social de todos os GUARAPUAVANOS.

Quis o destino, que em breve eu fechasse a porta e dissesse: Muito obrigado Partido Humanista da Solidariedade.

Vereador Guto Klosowski
Líder do PHS na Câmara de Vereadores de Guarapuava

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.