22/08/2023


Cotidiano Paraná Política Região

Bituruna, Cantagalo e Rebouças vão receber casas populares do governo do PR

Município de Cantagalo receberá 119 casas do programa 'Família Paranaense', que atende pessoas sem condições de pagar um financiamento

RATINHO JUNIOR ASSINA CONVÊNIO

(Foto: Arnaldo Alves/ANPr)

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou nesta quinta (14) contratos para a construção de 872 novas moradias populares em 15 municípios paranaenses. Os projetos foram desenvolvidos em três programas: ‘Família Paranaense’, ‘Família e Trabalho’ e ‘Condomínios para 3ª idade’, todos coordenados pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em parceria com as prefeituras.

Entre os municípios beneficiados estão Bituruna, Cantagalo e Rebouças, que receberão construções do programa ‘Família Paranaense’, em que pessoas já cadastradas e que vivem em áreas impróprias ou pagam aluguel, receberão as chaves da casa própria de forma gratuita. O prefeito de Cantagalo, Jair Rocha, comemorou o recebimento de 119 casas.

“Um sonho para o município, um projeto de mudança do terreno, das moradias que já existem. São R$ 10,8 milhões de investimentos, 119 famílias beneficiadas. Elas viviam numa área irregular e agora, além da casa, terão os documentos do terreno que serão providenciados pelo município”.

Segundo o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, os objetivos passam pela requalificação urbana e atendimento social. “São moradias para pessoas extremamente pobres, necessitadas. É um compromisso do governador Ratinho Júnior, que pediu atenção especial às pessoas que vivem em condição de vulnerabilidade social”.

(Foto: Arnaldo Alves/ANPr)

Nessa modalidade, os recursos atingem R$ 31,3 milhões para a construção e reforma de 462 residências, além de obras de infraestrutura e urbanização. Por esse programa também serão construídas casas nos municípios de Fernandes Pinheiro, Manoel Ribas, Marilândia do Sul, Nova Itacolomi, Sengés, Teixeira Soares e Wenceslau Braz.

As outras duas modalidades ‘Família e Trabalho’ e ‘Condomínios para 3ª idade’ atenderão a construções em Foz do Iguaçu, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Cambará e Piraquara. As obras começam ao longo das próximas semanas e devem ser entregues entre o fim deste ano e o começo de 2020.

O governador destacou que esse primeiro lote de liberações contempla famílias vulneráveis, pessoas muito humildes e a população idosa.

“Temos as famílias que não vão pagar nada. Já as pessoas que têm mais condições vão financiar os imóveis num preço bem acessível junto à Caixa Econômica e o Governo do Estado. E a terceira linha é para atender os idosos, que muitas vezes moram sozinhos, não têm mais família, ou pagam aluguéis caros”.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo