Nesta sexta feira (15) comemora-se o Dia do Consumidor e os Procons do Brasil todo estão em campanha para divulgar uma plataforma online que faz a ponte entre os consumidores e os fornecedores de produtos e serviços. A ação em conjunto com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) busca instruir os consumidores sobre como registrar suas reclamações de modo simples e prático, sem precisar sair de casa.
“A plataforma Consumidor.gov veio para auxiliar aquele consumidor que não consegue ir ao Procon pessoalmente, tornando possível a resolução do conflito que esteja tendo, por mais complexo que seja”, explica o coordenador do Procon de Guarapuava, Paulo Lima.
De acordo com o coordenador, os consumidores que forem até o Procon hoje (15), receberam orientações para a utilização da plataforma. Através do site na internet, a plataforma Consumidor.gov.br propõe a prestação de um serviço público e gratuito, que funciona como uma resolução alternativa de conflitos de consumo, a partir da ação integrada entre a Senacon, do Ministério da Justiça, os Procons, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Justiça e empresas participantes.
As empresas registradas no sistema são cadastradas na plataforma mediante assinatura de um termo de compromisso. A fornecedora de produtos ou serviços fica responsável por tomar conhecimento dos problemas apresentados, analisar e propor soluções à solicitação do consumidor.
Segundo o Procon, pela internet, os índices de solução ultrapassam 80% dos casos. As reclamações ficam salvas em um banco de dados, permitindo o monitoramento da efetividade desse canal de comunicação entre consumidor e empresas.
“Essa plataforma não é nova, mas ainda é pouco divulgada entre a população. Após a resposta do fornecedor, o reclamante tem a possibilidade de avaliar se a reclamação foi resolvida ou não e atribuir uma nota de satisfação e um comentário final”, contextualizou o coordenador do Procon de Guarapuava.
RECLAMAÇÕES GUARAPUAVA
Conforme relatório do Procon Guarapuava, a unidade atendeu 1.400 consumidores do início do ano até ontem (14). Mais de 50% das reclamações são relacionadas a serviços, sendo a maioria referente à telefonia fixa e móvel, principalmente em relação à faturas com cobranças de valor superior ao contratado pelo consumidor. O problema se agrava com as linhas de celulares pré-pago, pois os casos registrados no Procon apontam que muitas vezes o consumidor acaba pagando por serviços que não solicitou.
Os celulares lideram a lista de produtos novos com defeito, seguidos de problemas em notebooks, TV, geladeira, entre outros produtos que não funcionam corretamente e levam várias pessoas até o Procon em busca de ajuda para resolver as pendências.