Os acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Guarapuava fizeram estágio durante a ExpoCrioulo. A edição 2019 da exposição foi organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Guarapuava (NCCCG) e ocorreu entre 14 e 17 de março, no parque Lacerda Werneck. A exposição de cavalos reuniu 78 animais, sendo 43 marcados, o que torna o evento nível B na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
A Faculdade Guarapuava levou 46 estagiários para a exposição, escalonados nos quatro dias de ExpoCrioulo. A acadêmica do 3º período de Medicina Veterinária, Jessica Taborda, participou dos julgamentos como secretária do Técnico da ABCCC, Rafael Sant’Anna.
A experiência foi muito útil para sanar algumas das minhas dúvidas quanto ao julgamento da raça crioula e discutir demais especificidades técnicas. Além disso, o evento foi ótimo para ter contato com os animais e seus criadores
Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a criação de cavalos destinados a provas de morfologia. De acordo com a Professora Mestra Esther Devantier, durante as exposições, os alunos acompanharam a recepção, emissões de Guia de Transporte Animal (GTA), credenciamento e resenha dos animais, juntamente com os Médicos Veterinários responsáveis.
Os acadêmicos também acompanharam o juiz de prova, observando quais os critérios avaliados para decidir a premiação dos melhores animais, que devem ser rápidos e resistentes, além de belos. A exposição é também como se fosse um desfile de beleza
Os acadêmicos também acompanharam o juiz de prova e Técnico da ABCCC, Marcos Antunes, observando critérios morfológicos, de andadura, aprumos, e características raciais premiando nos melhores animais. Ainda segundo a professora, os alunos auxiliaram o NCCCG na organização do evento, preparando a pista em que os animais competiriam e quando necessário guiando cavalos.
Semanas antes, os acadêmicos também já acompanhavam o tratamento de seis cavalos inscritos na ExpoCrioulo pela Cabanha Don Leão, que funciona juntamente com a Fazenda Escola da Faculdade Guarapuava.
“No local, os alunos de Veterinária têm aulas práticas, tendo contato com a rotina de uma fazenda com cabanha de equinos, rebanho de bovinos e ovinos, com o intuito de inseri-los na realidade da profissão”, finalizou a professora.
De acordo com a Faculdade Guarapuava, o diretor geral da instituição, Leonardo de Mattos Leão, tem a preocupação de que os acadêmicos estejam presentes nos eventos relacionados a profissão de Médico Veterinário, possibilitando o acompanhamento dos alunos durante o manejo de animais de campo e de cocheira.