A partir desta segunda feira (18), a campanha contra o mosquito da dengue se intensifica em Irati. Depois de ter registrado 229 focos do mosquito apenas no mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde formou uma força-tarefa para fiscalizar os locais com potencial para o desenvolvimento de criadouros do Aedes Aegypti, com atenção redobrada aos lugares reincidentes.
De acordo com a coordenadora de endemias da Secretaria de Saúde de Irati, Tiellen Chapiwski, a área mais afetada é o centro da cidade, com 50 focos encontrados, sendo que a maioria estava em residências.
Nessa etapa da campanha, estamos fazendo um levantamento dos lugares que são reincidentes de suspeita de dengue. Mapeamos terrenos e casas para que a equipe de fiscais vistorie novamente esses locais, fazendo a conscientização e advertência, se necessário, bem como a aplicação de multa, caso sejam encontrados novos focos de dengue nos locais.
Em caso de identificação de foco do mosquito a multa pode chegar a R$ 750. O setor de endemias também está analisando outras 53 amostras suspeitas, que ainda não tiveram comprovações da presença do mosquito. Segundo a Secretaria de Saúde, do início do ano até agora, foram registradas 15 pessoas com suspeita de dengue em Irati. Apenas um dos casos foi comprovado, constatando-se que a pessoa havia sido infectada no seu local de origem, em Roraima, mas apresentou os sintomas quando passava por Irati.
“Hoje (18) mesmo recebemos uma notificação de suspeita de dengue, no bairro Alto da Glória. Quando isso acontece, enviamos nosso pessoal imediatamente para que seja feito o bloqueio do local para a aplicação de inseticidas”, relatou Tiellen.
A secretária de Saúde de Irati, Magali Salete de Camargo, acredita que o combate à dengue deve ser uma ação conjunta entre a administração pública, as empresas e a sociedade.
“Ao longo da semana, várias instituições e entidades, empresários e autoridades, grupos religiosos e órgãos de imprensa já haviam participado de reuniões na sede da Prefeitura”.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, na última sexta (15), em uma ação conjunta da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Educação, os professores iratienses receberam livros educativos e foram instruídos sobre como conscientizar os alunos para o combate à dengue.
“É um material bastante interessante e objetivo neste momento em que estamos, dividido em um livro para a criança, outro para a família e um terceiro que é direcionado ao professor”, comentou o prefeito Jorge Derbli.
No dia 10 de abril, haverá um dia “D” de mobilização contra a Dengue, em que todos os setores da administração vão paralisar as atividades para colaborar com a limpeza, busca e combate aos focos do Aedes Aegypti. O mutirão também prevê ações de conscientização à população.