A Lava Jato prendeu o ex-presidente da República Michel Temer na manhã desta quinta feira (21). Os agentes da força-tarefa do Rio de Janeiro também tentam cumprir mandado de prisão contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia.
Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do RJ. Desde ontem (20), a Polícia Federal tentava rastrear Temer, que foi localizado apenas hoje pelas equipes de busca.
O ex-presidente responde a 10 inquéritos, sendo que metade deles foi aberto enquanto ele ainda era presidente, e foram encaminhados à primeira instância logo após o término do mandato. Outros cinco mandatos foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso neste ano, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado.
A investigação de Temer na Lava Jato é um dos casos conduzidos pelo juiz Marcelo Bretas, sobre as denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix, que teria pago R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho, do ex-ministro Moreira Franco e com a ciência do ex-presidente Michel Temer.