22/08/2023
Cotidiano

Energia elétrica tem aumento médio de 6,46% em Guarapuava

imagem-17690

A  Companhia Força e Luz do Oeste anunciou reajuste na tarifa da energia elétrica numa média de 6,46%,mas os valores variam de acordo com a classe de consumo. Consumidores de baixa tensão, os chamados clientes residenciais, terão um reajuste de 4,97%. Já entre os consumidores de alta tensão, formado principalmente pelo segmento industrial, o reajuste médio será de 8,92%. Os novos valores passam a vigorar a partir do 29 de junho. 
A comunicação foi feita por meio de uma nota expedida pela assessoria da empresa. O aumento foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e vai atingir cerca de 49 mil consumidores que moram no município e que são atendidos pela Força e Luz do Oeste.  

A justificativa da empresa para o reajuste tarifário é de os componentes que mais contribuíram para este índice foram os encargos setoriais, com 3,72%. Dentre os encargos, o que teve maior impacto na composição da nova tarifa foi o da Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis, 3,14%. Os recursos desse encargo são utilizados para operação das térmicas a diesel e é pago por todos os consumidores na conta de energia elétrica, para subsidiar a energia que é levada para as comunidades mais distantes do país.
Fazem parte ainda do reajuste da tarifa os custos gerenciáveis pela distribuidora, ou seja, os valores relacionados à manutenção e operação do sistema elétrico. Estes custos representam apenas 1,14% do índice de reajuste final. Vale ressaltar que o IGP-M registrado nos últimos 12 meses variou 4,18%.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.