Trecho da PR-170 próximo a Bituruna está recebendo serviços de recapeamento e tapa-buracos pela equipe do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PR). De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), 25 quilômetros do total de 46,27km entre os municípios de Bituruna e General Carneiro, já estão recapeados. Além deste trecho, a PR-280 recebe tapa-buracos em dois trechos, em Palmas, no Sudoeste; e em União da Vitória, no Sul.
A previsão, ainda segundo a AEN, é que o serviço de recapeamento termine em três meses na PR-170 e ofereça mais segurança aos motoristas que utilizam a rodovia. Segundo o superintendente regional leste, Gilberto Loyola, o trajeto é muito utilizado pelos caminhoneiros.
“Tem um tráfego muito pesado de madeira que sai de Cruz Machado, Bituruna, Guarapuava, Pinhão. É uma ligação muito importante do centro do Estado com os estados do Sul do país”, afirmou.
Recentemente, em 20 de março, o prefeito de Bituruna, Claudinei Castilho esteve em Curitiba para discutir a possibilidade de obras em um trecho de cerca de 30 quilômetros da PR-170, entre Bituruna e a Usina de Foz de Areia que, segundo ele, “está intransitável”. Entretanto, na ocasião o DER informou que o contrato atual não prevê a operação tapa-buraco.
A expectativa era de que, pelo menos, fosse feito um remendo nesse trecho, como medida paliativa, entretanto, na primeira chuva os buracos voltarão a aparecer. “O fluxo de caminhões é muito grande e o recape é fundamental”, observou o prefeito.