Em 2018, 160 trabalhadores guarapuavanos sofreram algum tipo de acidente de trabalho, seja ela fatal, grave ou leve. A informação é da assessoria de imprensa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), que conta com 104 profissionais especializados em Segurança do Trabalho no município, atuando para eliminar ou minimizar riscos de acidentes e doenças ocupacionais.
Ainda segundo a assessoria, dos 160 acidentes ocorridos no ano passado, nove foram fatais, outros seis foram considerados graves, 101 resultantes de trabalho com exposição à material biológico/perfurocortantes e 44 acidentes das demais atividades de trabalho. O quadro com maior número de vítimas (exposição ao material biológico) atinge, segundo dados da Prefeitura, os profissionais da saúde em ocorrências envolvendo sangue e outros fluidos orgânicos, já que estão expostos a materiais biológicos potencialmente contaminados.
Aderindo a campanha Abril Verde, que promove a conscientização sobre a importância da segurança e saúde do trabalhador, o Crea-PR criou este mês o Comitê de Estudos Temáticos de Segurança do Trabalho. O objetivo é implantar um programa de incentivo e adoção das práticas legais e recomendadas de Engenharia de Segurança do Trabalho nos processos produtivos de empresas do ramo.
“Com o Comitê será possível trabalhar pautas mais específicas e as mais urgentes, baseadas nas demandas da sociedade, nos desafios do momento, e interagir com as demais Câmaras”, disse o coordenador e Conselheiro da Câmara Especializada em Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho (Ceast), do Crea-PR, Benedito Alves Junior.
Segundo ele, a criação do Comitê se fez necessária diante do aumento no número de acidentes ocupacionais; da alteração nos mecanismos da alíquota de composição do seguro de acidente de trabalho; e da grande oferta de cursos de graduação na modalidade Ensino a Distância 100% (EAD), que podem colocar em risco, conforme ele, a qualidade da formação dos profissionais da área. Além disso, o coordenador cita também as mudanças nos métodos de fiscalização, que vão exigir ainda mais qualidade e posicionamento estratégico dos profissionais.
Uma das ações do Crea-PR no Abril Verde, segundo a assessoria, refere-se à renovação do Termo de Cooperação Técnica com a Superintendência Regional do Trabalho do Paraná, que será assinado ainda neste mês e possibilitará a troca de informações entre os órgãos a respeito das fiscalizações feitas, de acordo com a competência de cada um.