O Conselho Universitário da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) aprovou ontem, durante reunião ordinária (foto), a proposta do projeto de implantação do novo campus da Universidade Tecnológica, em Guarapuava. A previsão inicial é que o campus oferte 204 vagas em três cursos no primeiro semestre de 2011: o técnico integrado em Mecatrônica (80 vagas); Tecnologia em Sistemas da Internet (80 vagas) e Engenharia Mecânica (44 vagas). Além disso, o projeto solicita a contratação de 80 professores.
Antes mesmo de ser analisado pelo Conselho da UTFPR, o vice-reitor da UTFPR já se mostrava confiante com relação ao projeto de Guarapuava. “Acompanhamos toda a elaboração do projeto e podemos dizer que é um dos melhores projetos que já foram feitos para a instalação de um campus da UTFPR. Os professores da Unicentro e todos os membros da comissão fizeram um trabalho excepcional”, destacou.
Já o reitor da instituição, professor Carlos Eduardo Cantarelli, frisou que sempre esteve nos planos da instituição implantar um campus da região central do Estado. “Nós sempre deixamos claro que a vontade da UTFPR era de se expandir para todo Estado. Com todo o apoio que recebemos de todas as entidades e lideranças políticas, conseguimos as garantiras para fazer com que esse campus tenha condição de funcionar. Tenho certeza que não é só a Universidade Tecnológica que ganha com a implantação desse campus, mas sim, toda a região de Guarapuava e principalmente, todo o Paraná”, destacou.
Inicialmente o campus deverá se instalar em um espaço cedido pela Unicentro. A parceria entre a universidade estadual e a UTFPR possibilitará que as aulas comecem já no próximo ano. “Sabemos que a proposta dos cursos da UTFPR não sombreia em nada os cursos da Unicentro, é importante para a região que avancemos sempre na oferta de cursos. A UTFPR tem o apoio incondicional da Unicentro”, enfatizou o reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zanette.
O deputado federal Cezar Silvestri, não escondeu a alegria em conseguir mais esse importante passo para a instalação da UTFPR. “Temos certeza que, a partir de março do próximo ano, os jovens guarapuavanos e de muitas outras cidades, terão a possibilidade de estudar numa das entidades mais respeitadas do país, no ensino superior e também no ensino tecnológico”, finalisou, Silvestri.
Educação
Conselho Universitário da UTFPR aprova proposta de Guarapuava
- Por Cristina Esteche
- 25/06/2010