“O governo está atualizando todas as pendências e reivindicações que vêm sendo tratadas com professores e funcionários da Educação. Vamos deixar tudo em dia”, disse a secretária da Administração, Maria Marta Lunardon. Ela anunciou o pagamento de R$ 17 milhões referentes às promoções e progressões na carreira dos servidores da educação. São 3.662 professores do quadro próprio e 13.461 agentes educacionais.
Segundo a secretária, o valor será pago em folha suplementar em três parcelas. A folha inclui o pagamento de mais 600 professores que concluíram o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), além de prever o pagamento retroativo a cerca de 5 mil professores que já haviam concluído o curso. “Além disso, os professores que fizeram a opção pela dobra – dedicação integral ao magistério estadual – têm sua situação assegurada”, destacou.
A secretária da Administração explicou que cerca de 4.000 professores estão na fase final da homologação dos exames médicos, quando estarão prontos para a proposta de nomeação. E também foi determinada a ampliação para 5.000 do número de vagas do concurso de agente educacional. “O governador determinou que sejam feitos todos os esforços para que todos sejam nomeados até o final do ano”, informou.
EQUIPARAÇÃO – O governador Orlando Pessuti determinou ainda que seja estruturada uma proposta de equiparação do salário inicial dos servidores da educação com os demais servidores do Executivo. Um grupo integrado por representantes do sindicato, da Secretaria da Educação, Planejamento e Administração fará uma primeira reunião sobre o tema nesta terça-feira (31).
“A tendência é que seja proposta uma alternativa para aproximar os salários de forma programada, gradativa e sistemática.”
EDUCAÇÃO – “Estes avanços foram obtidos ao longo de quase oito anos de intensas e permanentes negociações entre o governo e os representantes de professores e servidores da Educação”, destacou a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde. Ela ressaltou a determinação do governador Orlando Pessuti de fazer o chamamento dos agentes concursados. “A contratação desses servidores é determinante para o melhor funcionamento das escolas”, disse.
A presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, agradeceu o governo por receber os representantes de professores e servidores da Educação no dia 30 de julho e pela forma como vem conduzindo as discussões e reivindicações da categoria. “Esta reunião foi um marco histórico que trouxe grandes avanços para a categoria. Foi muito positiva”, avaliou. (AEN)