22/08/2023
Cotidiano

Palhaços levam alegria à crianças e adultos

imagem-17841

Pinhão – Maquiagem, piadas, doces, bate-papo e muita brincadeira é o que os palhaços do projeto Levando Alegria levam aos doentes do Hospital Santa Cruz e também a outras instituições, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pinhão (Apae) e o Lar do Idoso São Franscisco de Assis.
O projeto teve início no dia 14 de maio, e é desenvolvido pelo professor de dança Dhionata de Andrade Oliveira com apoio do Departamento de Cultura. Ele mesmo, acompanhado por alunos do projeto de dança Ideal se caracterizam de palhaços e fazem a diferença nas tardes de sextas-feiras.
Os voluntários são elogiados por todos, de funcionários a pacientes que se divertem vendo na realidade o que só fora visto na televisão, como elogia Maria Trindade dos Santos, paciente do hospital Santa Cruz que conversou e se encantou com os palhaços. “Gostei da visita deles, trazem alegria para nós. Até agora só havia visto isso na televisão e achei muito legal ao vivo”, afirma a paciente.
 O objetivo da iniciativa é levar alegria por onde passa, mudando de uma forma diferente a rotina das pessoas com as quais os palhaços conversam, fazem piadas ou simplesmente oferecem um abraço. “Tive a idéia depois que vi a tristeza das pessoas internadas, já havia assistido sobre um projeto parecido numa reportagem na televisão e aí resolvi trazer um pouco de alegria a essas pessoas, eu mesmo fiz as roupas e comecei o projeto”, conta Dhionata.
A pedagoga da Apae, Eliane de Fátima Lustosa Almeida, aprova o projeto, que segundo ela, não leva só alegria mas também aprendizado, fazendo com que os alunos vão se soltando e entrando na brincadeira. “Na primeira vez que eles vieram, foi um pouco conturbado, as crianças não tiveram muita resposta, mas agora eles se manifestam, até as mais tímidas, com eles se soltam”,falou ela.
 
Texto e foto: Rosane F. de Oliveira/Fatos do Iguaçu

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.