22/08/2023


Paraná Segurança

7,5 quilos de rubis são apreendidos no aeroporto de Foz do Iguaçu

Apreensão de pedras preciosas está avaliada em mais de R$ 14 milhões

rubi

(Foto: Ascom/Polícia Federal)

Uma ação conjunta da Polícia Federal e Receita Federal no aeroporto de Foz do Iguaçu apreendeu nesta terça (16) mais de 7,5 quilos de rubis. As pedras estavam com dois passageiros de Cascavel que embarcariam para Guarulhos/SP. Um deles se apresentou como assessor de um vereador e e disse que viajaria de avião pela primeira vez.

Em São Paulo uma “trade” comercializaria o minério em Portugal. A apreensão se deu pelo fato dos passageiros não apresentarem a Nota Fiscal de Origem, documento exigido pela legislação. Também chamou a atenção a “trade” ter emitido uma Nota Fiscal de transporte no valor de R$ 81 mil. Mas um laudo de avaliação por gemólogo apresentado apontava a mercadoria com o valor de U$ 3,6 milhões de dólares.

Os passageiros e o minério foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Os detidos asseguraram que tinham a Nota de origem guardada em algum lugar, mas não a apresentaram. Eles foram liberados, mas vão responder inquérito instaurado por portaria. As pedras serão encaminhadas para exame pericial para estabelecer o grau de pureza e valor real.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo