22/08/2023
Educação

Escolas aplicaram até 5 provas em um dia para antecipar conteúdo, dizem pais

A ordem dada pelo prefeito Fernando Ribas Carli à rede municipal de ensino em Guarapuava para que  as férias escolares de julho fossem antecipadas provocou a antecipação também do conteúdo dentro da sala de aula. De acordo com denúncias que vem sendo recebidas pela Rede Sul de Notícias, escolas chegaram a aplicar até cinco provas num único dia. Como Carli foi obrigado a voltar atrás na sua decisão e manter o calendário de férias com o início para o dia 16 de julho, os pais perguntam o que as crianças farão em sala de aula se o conteúdo e as provas do bimestre já foram antecipados.

"Infelizmente a educação de Guarapuava virou fantoche da prefeitura, minha filha foi para a escola reclamando ontem(segunda-feira) e chegou reclamando porque tinha 5 provas no mesmo dia para adiantar o conteúdo por conta das férias antecipadas pela prefeitura. Hoje (terça-feira) chegou em casa dizendo que as férias continuarão com a programação normal para começarem no dia 16 de julho", reclama um api cujo primeiro nome é Sandro. " E agora os alunos vão ficar fazendo o que na escola até dia 16 sendo que a programação já foi cumprida aos trancos e barrancos" ? questiona.

A mesma reclamação está sendo feita por Ana Maria Padilha. "Meu filho chegou em casa chorando porque tinha ido mal quatro feitas num só dia. Nunca vi uma coisa dessas na minha vida, nem quando eu estudava no interior em salas misturadas (multiseriadas). Isso é um abuso", afirma.

" É vergonhoso o descaso com o qual está sendo tratado a educação do nosso município e mais ainda para nós pais é revoltante, é simples a conta como um aluno que faz 5 provas no mesmo dia porque tem que encerrar o conteúdo. Será que meu filho  vai aprender alguma coisa. E como vamos cobrar dos professores se eles são os fantoches principais da palhaçada e precisam trabalhar por isso tem que fazer o que lhes ditado", diz Sandro.

"Pra quem já disse que conseguia eleger um poste isso não é novidade nenhuma, mas brincar com crianças já é demais. Cadê a Secretaria de Educação do Estado que não toma nenhuma providência, cadê o Ministério Público"? pergunta Odilia dos Passos que tem três filhos estudando em escolas municipais.

 Na Secretaria Municipal de Educação a história se repete. Cada vez que a Rede Sul de Notícias busca uma informação a responsabilidade é repassada à Assessoria de Comunicação da Prefeitura que nunca está habilitada a atender a imprensa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.