Integrantes do Movimento Bolsonaro Guarapuava (MBG), criado durante a campanha eleitoral do ano passado, reivindicam o mando do partido no município. Entretanto, após as eleições, o grupo passou a integrar o movimento Direita Guarapuava, um braço da organização estadual, por entenderem que o MBG cumpriu a sua função.
Para disputar a hegemonia do partido no município, o grupo liderado por Paulo Vier e Felipe Sauer, criou uma comissão provisória, sob a presidência e vice, de ambos, respectivamente, já colocada à disposição das cúpulas estadual e nacional do PSL.
“Não temos político e nem partido de estimação. Estamos apenas reivindicando o que achamos que é nosso direito, pois a campanha do presidente Jair Bolsonaro fomos nós que fizemos”, disse Vier.
O que chama a atenção, entretanto, é que a decisão sob a comissão executiva no município está nas mãos dos deputados federais Felipe Barros, Aline Sleutjes e Felipe Francischini, além do presidente estadual, o deputado estadual Fernando Francischini. Segundo Vier, os parlamentares tem a prerrogativa de escolher quem vai estar no comando do PSL por terem obtido o maior número de votos do partido em Guarapuava.
De acordo com Paulo Vier, essa escolha [de cima para baixo], acontece em todos os partidos. Porém, caso a sigla vá para as mãos de grupos políticos como Mattos Leão, Carli ou Silvestri, como há especulações, de acordo com Felipe Sauer, “foge do que a gente quer” e o grupo que compõe a chapa deixa o partido.
“O nosso princípio é de renovação. Queremos gente nova para ser candidato. Queremos combater a corrupção. Queremos mudar. E se o nosso presidente [Jair Bolsonaro] fizer algo errado não queremos mais ele lá”.
Segundo Paulo Vier, porém, o Direita Guarapuava tem o foco no município. “Hoje o nosso olhar é para Guarapuava e queremos ter mais força fiscalizatória”. De acordo com Sauer, a intenção é ter candidatura majoritária e chapa completa para vereadores.
CHAPA
Presidente: Paulo Vier
Vice-presidente: Felipe Sauer
Secretário: Alessandro Xavier
2º secretária: Selma Miranda
Tesoureira: Jéssica Cararo
2º tesoureiro: Rodrigo Xavier (Bolinha)
Vogal: Camila de Oliveira