Participar de uma mostra de arte é o desejo de muitos artistas, por isso iniciativas que buscam viabilizar esse sonho são fundamentais para democratizar a difusão artística. É justamente esse o intuito do edital publicado nesta semana pela Mostra 3M de Arte, que vai selecionar cinco participantes para a 9ª edição da exposição. A Mostra acontecerá em outubro, no Largo da Batata, em São Paulo.
Artistas de todo o país podem participar, incluindo estrangeiros residentes no Brasil há mais de dois anos e brasileiros que moram em outro país. As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 30 de junho.
O tema deste ano é “Manifestos por outros mundos possíveis”, e quem assina a curadoria é o artista Daniel Lima, bacharel em Artes Plásticas, Mestre em Psicologia e Doutorando em Meio e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo. O conceito definido por ele discute estética e proposição de ações para um mundo melhor e possível, que aceite e englobe as diferenças, sejam elas quais forem:
O projeto incentiva os artistas a pensarem a relação com o espaço entorno em sua dimensão histórica e social. É valorizada a inclusão e participação de moradores, comerciantes e usuários do espaço do Largo da Batata e também as conexões com outras regiões do Brasil, na busca por diagramas geopolíticos das diversas dimensões do território brasileiro
Ainda conforme Lima, a ideia é dar voz e contemplar pessoas que encorajam e têm uma luta de afirmação de grupos que são minorizados, além de propor a ocupação do espaço público.
Os artistas interessados em participar precisarão apresentar projetos que estejam conectados com essa temática, não apenas no conteúdo, mas também no formato. É necessário ser uma obra inédita, que dialogue com o público comum, que resista a fatores climáticos e intervenções humanas.
No ato da inscrição é preciso enviar biografia resumida do(a) participante, portfólio com 20 imagens de outros projetos, proposta de obra e respectivo projeto de realização com até 15 (quinze) imagens apresentando cronograma, orçamento detalhado para a produção, montagem e desmontagem da proposta, bem como outros custos que se fizerem necessários.
Todos os selecionados deverão considerar fatores como o local da Mostra, duração da exposição e acesso do público, além do acompanhamento em tempo integral da instalação da obra. Para selecionados que não moram em São Paulo haverá hospedagem e transporte pagos pela empresa responsável.
Cada artista selecionado receberá um cachê no valor de R$ 5 mil e o valor de R$ 30 mil como verba de produção, incluindo transporte, instalação e desinstalação da obra.