*Reportagem com áudio/ Repórter Marquezan Araújo/Agência Rádio Mais
Uma pesquisa do Ibope revelou que 73% dos brasileiros são contrários à flexibilização do porte de armas para pessoas comuns, enquanto 26% são favoráveis. O porte pressupõe que a arma de fogo possa ser transportada fora da residência ou local de trabalho.
Já em relação à posse de armas, segundo o balanço, 61% são contrários e 37% são favoráveis. A posse consiste em manter a arma no interior da residência ou no local de trabalho. A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 19 de março e ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Desde quando assumiu o governo, o presidente Jair Bolsonaro já editou três decretos sobre armas, cumprindo assim sua promessa de campanha eleitoral. O primeiro foi publicado no dia 15 de janeiro e estabelecia novas regras sobre a posse. O segundo decreto, que foi publicado em 8 de maio, tratava do porte e compra de munições. O terceiro, por sua vez, altera pontos que foram questionados na Justiça. Este último foi publicado no dia 22 de maio.