22/08/2023

Fernando, o Dunga de Guarapuava

E não é que o ex-técnico da Seleção Brasileira e o prefeito de Guarapuava têm comportamentos similares em muitos casos? Como líderes que deveriam ser, omitem-se nas horas mais difíceis. Têm chiliques vez em quando. Gostam de um populismo um tanto fajuto (há algum populismo aliás que não seja?). E assim por diante.
No segundo tempo de Brasil 1 x 2 Holanda, quando o brejo estava se aproximando da equipe verde-amarela, o técnico pouco fez para mudar o cenário. Preferiu se isolar em sua incompetência. Dias depois, já no Brasil, resolveu visitar crianças, em um projeto social, como que uma tentativa vã de limpar um pouco a barra. Aqui, enquanto o concurso público para o Executivo vai para a lama (a ponto de ter sido cancelado nos últimos dias), o prefeito opta por posar para fotos cortando aquele bolo tétrico.
Antes, Dunga já havia armado o barraco em uma coletiva de Imprensa, por conta de destempero emocional, sem razão, aliás. Dia desses, em uma das audiências acerca do futuro campus da UTFPR em Guarapuava, o prefeito fez o mesmo, restringindo sem argumentos o trabalho de profissionais da Mídia e ainda chamando os corretores da cidade de especuladores (estes, por sinal, praticamente não reclamaram da desdita de Fernando, o prefeito).
Há quem diga que Fernando Carli é um caudilho. O historiador Felix Luna, que sabia das coisas, escreveu nos anos 70 que caudilho era o sujeito que arrastava uma ´cauda´ de seguidores, como uma liderança sustentada em bases regionalizadas. Bem, seguidores o prefeito local têm poucos. E liderança regional é algo que não existe (de quantas reuniões da associação regional dos municípios o prefeito de Guarapuava participou?).
E há um número crescente de pessoas que perguntam por onde anda o prefeito, enquanto pululam problemas na cidade, como a ameaça de greve dos servidores municipais. Não são poucos os que devem acreditar que Fernando, o Dunga de Guarapuava, anda absorto em seu isolamento, pensando que vai ganhar a sua copa de futebol. Se soubesse que a Holanda está chegando…

* Morador de Guarapuava. E-mail: marciorf@globo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.