O número de projetos inovadores, 185, enviados ao Sinapse da Inovação coloca Guarapuava como segundo município no ranking de inscritos no Paraná, ficando atrás de Curitiba e superando Toledo, Pato Branco e Londrina, cidades com tradição nessa área. O Sinapse é um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que oferece recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendedorismo de sucesso.
Para o prefeito Cesar Silvestri Filho (Cidadania), esse é o resultado de uma mudança de perfil em Guarapuava. “Percebemos que há um ambiente focado em inovação se fortalecendo aqui e que está levando jovens, empresários e pesquisadores a pensar no ramo de tecnologia e inovação”. Em todo o Estado, o setor de agronegócios teve grande destaque, alcançando o quarto lugar no número de ideias submetidas. Conforme Cesar Filho, esse é um perfil que se aproxima da vocação de Guarapuava.
“Temos em nossa cidade bases para iniciar esse processo com instituições privadas e públicas que favorecem a formação de um ambiente propício a inovação tecnológica”.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur, confirma a mudança de perfil em Guarapuava.
“Estamos mudando o perfil da nossa cidade. Não há futuro na economia sem que ela esteja atrelada a inovação e é exatamente isso que estamos buscando. Queremos criar na cidade uma vocação natural e um ambiente voltado para a inovação tecnológica, para que investimentos e projetos de sucesso sejam desenvolvidos aqui”.
As próximas fases do programa selecionarão as 100 melhores ideias para receber fomento de R$ 40 mil em subvenção da Fundação Araucária. Ao longo de todo o processo, os participantes receberão também diversas capacitações para aprimorar e validar seus projetos.
A iniciativa é promovida pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e realizado pelo Governo do Estado, por meio da Celepar e Fundação Araucária, com apoio do Sebrae e Sistema Fiep.