229 animais serão vacinados, além de gatos e cachorros que vivem na rua
Após ser encontrado um morcego no Centro de Guarapuava, o Departamento de Vigilância Sanitária vem desenvolvendo uma série de ações preventivas. Na última semana a equipe ministrou palestras para orientar o que deve ser feito ao encontrar um morcego em área urbana (foto).
Nesta semana, os animais domésticos que residem em um raio de 500 metros de onde o morcego foi encontrado serão vacinados contra a raiva. As palestras foram destinadas às pessoas que trabalham na varrição de ruas, aos agentes de combate a endemias e diretores das Escolas Municipais. “Esta é uma campanha de prevenção, pois se acontecer o contato com um morcego portador de raiva, a doença pode ser transmitida. Assim, estamos trabalhando para que essa transmissão seja evitada”, afirmou o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Fernando Pedrotti.
A Secretaria de Estado da saúde já enviou 500 doses de antirrábicas, para vacinar os animais domésticos que são criados a 500 metros da esquina das ruas XV de Novembro e Vicente Machado. De acordo com Pedrotti, foi feito um levantamento para saber a quantidade exata desses animais, que são em 299. “As doses serão distribuídas de casa em casa para evitar que outros animais sejam vacinados, substituindo estes que realmente necessitam da imunização”, explicou. As 200 doses restantes serão distribuídas nos cachorros e gatos que vivem nessas ruas, dentro desta área pré-determinada.
Os morcegos podem oferecer riscos à saúde pública quando são acometidos pela raiva. “Os morcegos vivem em grupos, mas se um deles fica doente, é expulso deste grupo e passa a viver sozinho e a ter hábitos diferentes”, alertou Pedrotti, que ainda ressalta que se acaso um morcego for encontrado, ele não deve ser tocado. Para mais informações o telefone é 3621-3718.
Fonte e foto: Assessoria