O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), líder da Minoria na Câmara, apresentou no plenário documento da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) que alerta para o impacto negativo da redução em 10% do preço mínimo do trigo para a safra 2010. A medida – anunciada em 22 de junho, quando as lavouras já estavam plantadas – deve resultar em redução da área plantada no próximo ano e, consequentemente, em aumento de preços nos derivados de trigo para o consumidor.
“Isso vai contra todas as previsões e todo o planejamento, atinge profundamente a agricultura, em especial as pequenas e médias propriedades responsáveis por uma parte efetiva da geração de renda, receita e emprego, e quebra a previsibilidade do produtor rural”, afirmou Fruet.
O documento da Ocepar expressa a preocupação dos produtores rurais com a medida. O trigo é a cultura de inverno mais expressiva no Paraná. Segundo a Ocepar, o Estado tem 80 mil triticultores, dos quais 75% são pequenos proprietários rurais, com área inferior a 50 hectares.