Neste ano o município de Irati comemora, em 15 de julho, 112 anos. Para isso a prefeitura preparou o “Projeto Irati 112 anos” com uma vasta comemoração que teve início no dia 28 de junho e termina em 4 de agosto.
A programação inclui missas, festas, encontro de motos, rodeio crioulo, inaugurações, lançamentos de projetos e outras atividades. Além disso, as comemorações são encerradas com a 4ª festa do agricultor e 4° Tratoraço. As ações ocorrem em diferentes locais no município.
A 9ª edição do Irati MotoFest – Encontro Sul Brasileiro de Motociclismo, é no CT Willy Laars. De acordo com a assessoria da prefeitura a expectativa é de que 90 moto clubes recebem a lembrança do evento no Palco do Rock, espaço tradicional da promoção.
No ano passado, o Irati MotoFest reuniu cerca de 2 mil motociclistas no Parque Aquático Santa Terezinha, que sediou o encontro. Em um convite divulgado pela prefeitura, o prefeito, Jorge David Derbli Pinto, atribui ao povo o desenvolvimento do município.
“Graças ao nosso povo, que sempre mostrou-se consciente e trabalhador, comemoramos com orgulho os 112 anos de Irati. O resultado do esforço está nas ruas, nas creches, nas escolas, nos postos de saúde e em todos os locais que as pessoas circulam e utilizam”.
PROGRAMAÇÃO
As atividades tiveram início na sexta (5) com show da Banda Alcoólicos Sexuais, do Rio Grande do Sul. Além disso, a praça de alimentação e expositores já estarão abertos para o público.
No sábado (6) as exposições e praça de alimentação abrem às 9h. Os shows começaram às 14h. A banda Mythologyca, Take Two Retrô, Creedence Cover J River, PX Back e Alcoólicos Sexuais estarão trazendo o bom e velho Rock’ and Roll, apoiados pelo DJ Fabio Lacerda, dos Abutres de São Paulo.
No domingo (7) os visitantes serão esperados entre 10h e 18h, com exposições e praça de alimentação. Os shows, entretanto, ocorrem a partir das 14h.
PROJETO NACIONAL
Ainda de acordo com a assessoria, o Irati Motofest, faz parte do calendário oficial do motociclismo do Brasil. Isso ocorreu devido à credibilidade que tem adquirido com as campanhas “Zoeira, Tô Fora” e “Paz nos Eventos”, que continuam fazendo parte da edição 2019.
Além disso, países como Peru e Argentina participam das atividades. Além de contar com representantes de diversos estados brasileiros.
A organização informou que 20% da portaria serão revertidos para auxiliar no tratamento do músico iratiense Edemilson Laskoski, o “Ede”. No ano passado ele sofreu um AVC, passou por cinco cirurgias até o mês de novembro. Apesar de estar com o quadro estabilizado, o estado de saúde do músico não apresenta melhoras significativas.