22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Região

Ataques de cães impedem trabalho da Sanepar

Moradores serão orientados para facilitar o acesso dos profissionais nos dias de leitura

ATAQUE CAES

Profissionais da Sanepar recebem treinamento periodicamente (Foto: Ascom/Sanepar)

Os ataques de cães fazem parte da rotina dos profissionais da Sanepar que fazem a medição do consumo de água nas casas. Além de afastar o leiturista do trabalho, as ocorrências ainda podem prejudicar o morador. Isso porque a leitura do hidrômetro não será feita.

Só este ano cinco pessoas que trabalham em Foz do Iguaçu e Região foram mordidas por cachorros. Todos tiveram ferimentos graves. O problema atinge diretamente os leituristas, que percorrem quilômetros a pé diariamente, para fazer a leitura das contas de água.

Para conscientizar os donos de animais e tentar impedir acidentes, empregados da Sanepar irão percorrer os locais onde há mais registros de cães soltos na rua. Os locais onde ocorrem os acidentes também terão a atenção especial. O objetivo é que levar alternativas que podem ser adotadas pelos moradores.

E uma das soluções é o deslocamento do hidrômetro, que normalmente fica dentro do imóvel para a calçada. Assim, o aparelho fica dentro de uma caixa especial. E isso permite a leitura sem necessidade de entrar no imóvel. Outra alternativa é prender o animal, no dia em que o agente da Sanepar fará a leitura. A data está escrita na fatura de água.

Leiturista Saimon Marcos Pereira teve ferimento no rosto (Foto: Ascom/Sanepar)

ATAQUE GRAVE

Em junho, foi registrado em Foz do Iguaçu um caso grave de ataque. Mesmo preso dentro do imóvel, o cachorro conseguiu atacar o leiturista Saimon Marcos Pereira por uma brecha no muro. O profissional foi atingido no rosto e levou 12 pontos.

A Sanepar considera que estes animais estão protegendo o território. Porém os donos dos animais devem cuidar para que eles não prejudiquem a atividade de leitura, nem a integridade física das pessoas. Os profissionais da Companhia recebem treinamento periódico para lidar com os animais.

Polícia Militar ministrou treinamento aos profissionais da Sanepar (Foto: Ascom/Sanepar)

No início de julho, a Polícia Militar ministrou treinamento para toda a equipe dos agentes de leitura.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo