Laranjeiras do Sul é um dos seis municípios selecionados pelo Governo do Estado para ter uma Casa de Custódia. E para que isso aconteça, a Câmara de Vereadores aprovou a doação de uma área e a escritura já foi entregue ao Governo do Paraná pelo prefeito Berto Silva, nesta semana.
O imóvel tem 43.878,80m², sem benfeitorias, no Loteamento Prefeito Amandio Ziguer Babinski, no bairro Presidente Vargas. Segundo a Secretaria de Comunicação do Município, a obra custará R$ 17 milhões.
De acordo com o prefeito Berto Silva, a unidade tem regime diferenciado com a construção de pavilhões industriais. Isso vai permitir que os apenados trabalhem e tenham redução da pena. Ao mesmo tempo vai desafogar a 2ª Subdivisão da Polícia Civil, no Centro da cidade.
Hoje são mais de 180 presos quando a capacidade máxima é de apenas 40 presos. Segundo Berto Silva, o prédio da atual Delegacia sediará serviços administrativos e de inteligência, com detenção provisória.
EMPREGO
Segundo a Secretaria de Comunicação do Município, a obra vai impactar expansão urbana da região onde estará sediada. Afinal, serviços de infraestrutura beneficiarão os moradores do entorno. O local terá rede de esgoto, reforço da rede de energia, instalação de fibra ótica, pavimentação asfáltica, rede de drenagem, construção de prédios comerciais e de serviços, residências.
Além disso, vai dar mais segurança e viabilizar a criação de mais uma Vara de Justiça. A ampliação das atividades Departamento Penitenciário do Estado e novas ações da justiça comum também estão previstos. Conforme o prefeito Berto Silva, serão gerados cerca de 200 empregos diretos de funcionários estaduais e federais.
Além disso, impulsionarão o comércio local. “Haverá a necessidade de construção de casas, locação, compras, serviços de profissionais liberais, e serviços indiretos na confecção de mais de duas mil refeições diárias”, disse o prefeito.