22/08/2023
Política

Carli debocha do funcionalismo ao propor índice zero de reposição salarial

imagem-18461

Terminou sem nenhum acordo a reunião entre a comissão que representa os funcionários da Prefeitura de Guarapuava e emissários do prefeito Fernando Ribas Carli.  "O prefeito mandou propor um percentual zero por cento. Disse que a Prefeitura não tem condições de conceder a reposição salarial aos funcionários", afirmou Cristiane Wainer, do Sindicato dos Servidores Funcionários Públicos e Professores Municipais (Sisppmug) à Rede Sul de Notícias no final da assembleia que aconteceu em seguida à reunião.

O procurador do Município Luciano Alves Batista, a secretária municipal de Administração Ana Paula Silva Poli Ferreira e a contadora Clara Schadeck esperam um detalhamento do estudo feito pelo Dieese e que será apresentado  pelo economista Sid Cordeiro numa nova reunião agendada para o dia 9 de agosto. Segundo o presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores e secretário de saúde dos trabalhadores da CUT, Carlos Aparecido da Silva de Melo (foto), de acordo com o estudo feito pelo Dieese, mesmo que a Prefeitura contrate mais mil funcionários o que causaria um impacto de R$ 1 milhão sobre a atual folha de pagamento, o município ainda teria uma margem de 17% para a concessão de reposição salarial sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. "Isso não comprometeria a receita do município, já que a arrecadação da Prefeitura mantém o crescimento previsto que é de 10%," observou o sindicalista. 

"Nos foi dito que neste ano ano não haverá nenhuma reposição e que talvez isso aconteça somente no ano que vem", disse um dos funcionários.

De acordo com o Sisppmug, no dia 30 quando acontece o pagamento na Prefeitura, e que será considerado o "Dia do Salário da Vergonha" os funcionários municipais vão se reunir para novo protesto na Praça 9 de Dezembro de onde seguirão em caminhada até a Prefeitura.

A assembleia também deliberou pela continuidade da "operação tartaruga" e no dia 9 de agosto haverá  greve geral. Nesse dia está agendada uma nova reunião com emissários de Carli.

 Foto: Andréa A. Alves

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo