Diversas atividades que integram a programação do XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável ocorreram nessa quinta (11). Pela manhã, foi a vez do diálogo inter-religioso reunir representantes de diversas religiões para um painel colaborativo entre instituições religiosas.
Os representantes discutiram, entretanto, sobre doutrinas, costumes e dialogaram sobre o respeito entres as religiões. Estavam na atividade o representante e pesquisador das religiões indígenas, Elói Correa dos Santos; representante da comunidade evangélica e presidente da Assintec (Associação Inter-Religiosa de Educação), pastor Jorge Schieferdecker.
Além disso, o representante das religiões de matriz africana e presidente do Cebras (Conselho Mediúnico do Brasil), Pai Dorival Simões; representante da Igreja Católica, padre Volnei Carlos, da Paróquia Santo Agostino de Curitiba; representante do CEEB (Centro de Budismo), mestre Milton Sato e o representante da comunidade muçulmana em Guarapuava, Sheik Garad.
Por fim, representando as religiões indígenas, Elói Correa dos Santos enfatizou a importância do diálogo inter-religioso no congresso, da tolerância entre as instituições e a singularidade desse momento de encontro. “A pluralidade religiosa é uma das riquezas da humanidade e, a medida em que conhecemos a diversidade, passamos a respeitar as religiões. O caminho do respeito passa pelo caminho da pluralidade religiosa”.