22/08/2023
Cotidiano

Projeto contribui para formação de meninas em situação de risco

Por Rodrigo Mello – Com o objetivo de atender meninas em situação de vulnerabilidade social o departamento de Assistência Social do município de Mangueirinha, mantém o projeto Aliança com Adolescente. Atualmente 33 meninas com idades entre 11 e 15 anos são atendidas, e aprendem além de uma profissão também lições de higiene pessoal e cidadania. Para fazer parte do projeto elas precisam ter boas notas, freqüência escolar, e manter uma conduta de boas atitudes. “A assistente social faz uma visita e verifica a necessidade do atendimento. A maioria das meninas está em situação de risco social, porque os pais trabalham o dia todo, e não conseguem acompanhar o dia-dia dos filhos”, explica a coordenadora do projeto, Luciane Fernandes Nuniz. “Muitas delas chegam aqui com um histórico de muito sofrimento. Elas procuram não só aprendizado, mas também carinho e atenção”, afirma Luciana.
O projeto funciona em contra turno, das 07h30 às 17 horas, e disponibiliza aulas de música, pintura, teatro, dança, patê word, informática, manicura e tricô. Além disso,  também é servido café da manhã, almoço e lanche da tarde. De acordo com a coordenadora, “na sexta-feira, além das atividades normais, elas passam por uma avaliação que é realizada de forma individual por uma equipe formada por psicóloga e assistente social, que ao verificarem um eventual problema já buscam resolve-lo”.
A higiene pessoal e os cuidados com doenças sexualmente transmissíveis também são observados no projeto. De acordo com Luciana, duas vezes por mês elas recebem aulas e orientações sobre os cuidados que devem ter já que estão na pré-adolescência.
Após permanecerem por um determinado tempo no projeto, muitas delas acabam mudando de vida. De acordo com a coordenadora, através de parcerias entre o departamento de Assistência social e empresas do município, várias meninas já conseguiram um trabalho como menor aprendiz. “Após passar por uma avaliação, uma de nossas alunas conseguiu um estágio no banco do Brasil. Outras após serem encaminhadas conseguiram estágios nas fabricas de jeans ou nos supermercados do município”, explica.
Atualmente a administração estuda uma forma de ampliar o atendimento, já que existe uma demanda maior no período de férias escolares. Segundo Luciane é possível que nas férias deste ano, mais algumas meninas sejam incluídas no projeto.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.