A Ação Social Renascer de Guarapuava é uma das instituições escolhidas pelo Ministério Público do Paraná, para receber doações da Campanha do Agasalho 2019. Em três meses o MPPR arrecadou 13.901 doações com a contribuição de membros, servidores e estagiários.
Esta é a nona vez que o MP coordena a ação. Ao todo 16 comarcas, além de Curitiba, participaram das arrecadações. De acordo com a assessoria, dentre as doações, destacam-se roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, peças íntimas, toalhas, lençóis, produtos de higiene.
Além disso, foram arrecadados mil cobertores novos, 2.272 pares de meias, 839 cuecas, 357 toucas e 192 pares de luvas, comprados com dinheiro arrecadado entre integrantes da instituição em Curitiba.
A capital alcançou recorde de doações em relação ao ano passado: 10.006 itens no total, sendo 5.346 arrecadados e 4.660 novos comprados. Em 2018, foram 8.587 peças. Nas comarcas do interior, a soma resultou em 3.895 artigos distribuídos.
BENEFICIADOS
Na capital, duas instituições foram escolhidas para receber os donativos: a Casa de Acolhida São José, que atende pessoas em situação de rua, e a Cooperativa CataParaná, que assiste famílias de recicladores. Confira as outras instituições beneficiadas em todo o estado:
Almirante Tamandaré: Centro de Convivência Estrelar, da prefeitura, que atende a famílias em situação de vulnerabilidade
Assis Chateaubriand: Auxílio Fraterno da Paróquia Nossa Senhora do Carmo
Campo Largo: Associação Lar Feliz e Aldeia São José, instituições que acolhem crianças e adolescentes
Campo Mourão: Albergue Municipal
Corbélia: famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social
Cornélio Procópio: Casa de Passagem
Foz do Iguaçu: Associação dos Moradores da Ocupação do Bubas
Guarapuava: Ação Social Renascer
Londrina: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop)
Pérola: Centro de Referência de Assistência Social do município
Ponta Grossa: Casa de Apoio e Reinserção Social Esperança Carese e Casa Corina Portugal, que acolhe mulheres vítimas de violência
Terra Boa: famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social
União da Vitória: famílias carentes credenciadas nas Secretarias de Assistência Social de General Carneiro e Cruz Machado, e famílias do Bairro Santa Rosa, em Porto União (SC)