Dos cinco casos suspeitos de meningite em Laranjeiras do Sul, dois foram confirmados pela Secretaria de Saúde. Outros dois seguem em análise e apenas um foi descartado.
Conforme a assessoria de imprensa do município, os casos estão sendo acompanhados pela secretaria e pela unidade hospitalar. O objetivo principal é garantir a recuperação dos pacientes.
Além disso, todos os contatos íntimos que ocorreram entre os pacientes e outras pessoas foram levantados, a fim de identificar possíveis novos casos logo na fase inicial. Os casos suspeitos são analisados, entretanto, logo que são identificados.
De acordo com a Enfermeira chefe do setor de epidemiologia, Patrícia Massuqueto, a forma de transmissão da meningite bacteriana, é de pessoa para pessoa. Isso pode ocorrer por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores-do nariz e da garganta. Também existe a meningite viral, que é causada por fungos e também meningite causada por parasitas.
A meningite, é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo. A bactéria ataca as meninges e podem também ser provocadas por fungos. É uma doença que atinge o sistema nervoso. Caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. Além disso, frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria, sendo a meningite bacteriana a forma mais grave desta doença.
A vacina contra a doença fica disponível a população durante o ano todo nas unidades básicas de saúde dos municípios.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
– Lavar as mãos frequentemente;
– Proteger nariz e a boca com o braço ao espirrar ou tossir;
– Não secar as mãos em toalhas úmidas, em local coletivo utilizar de toalhas descartáveis;
– Evitar locais fechadas e aglomerados;
– Manter o ambiente bem arejado, portas e janelas abertas.
Em caso de suspeitas, o paciente deve procurar uma unidade de saúde.
A DOENÇA
Existem dois tipos de meningites: a viral e a bacteriana. No primeiro caso, viral, o quadro é mais leve. Por isso, os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. É mais comum em crianças. Assim, entre os sintomas estão febre, dor de cabeça, rigidez da nuca, inapetência e irritação.
A segunda, entretanto, é mais grave. Deve ser tratada imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido.