22/08/2023
Comunidade Cotidiano Região

Coleta de material dos animais para exames começa nesta segunda (22)

O exame é obrigatório para animais que participarão da 20ª Cavalgada da Integração em Candói

CAVALEIROS-CHARQUE-1024x768-1

Tropeiros da Festa Nacional do Charque (Foto: Ascom/Prefeitura de Candói)

A Prefeitura de Candói informou que a coleta de materiais dos cavalos que participarão da 20ª Cavalgada da Integração, será a partir da próxima segunda (22). Os exames serão nos centros comunitários de cada comunidade e na sede, de frente a Secretaria de Agricultura, ao lado da prefeitura.

A assessoria informou que depois da coleta, os exames serão encaminhados para o laboratório. Além disso, explicou que após o procedimento, o participante deve providenciar junto a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), o Guia de Trânsito Animal (GTA). Tal documento, deverá ser apresentado no dia 21 de agosto, 1º dia da cavalgada.

EXIGÊNCIA

De acordo com o veterinário Anderson Lineu Martins, o exame é exigido quando há aglomeração de animais. “A anemia infecciosa e o mormo são doenças facilmente transmissíveis entre os cavalos. Se um animal estiver infectado, pode contaminar os demais. Caso o resultado seja positivo para uma dessas doenças, o animal deverá ser sacrificado”.

Durante o período de coleta, os profissionais da área disponibilizarão a vacinação contra influenza equina. Mais informações sobre coleta de materiais, entrar em contato com o médico veterinário responsável Anderson Lineu, no (42) 9 8830-4148.

EXAMES

Segunda-feira (22/07): Passo Grande às 9h, São Pedro às 14h e Rio Novo às 16h.
Terça-feira (23/07): Lagoa Seca às 9h, São Roque às 13h, São João Batista às 15h e Xaxim às 17h.
Quarta-feira (24/07): Paz às 9h, Matas do Cavernoso e Três Palmeiras às 14h.
Quinta-feira (25/07): No município de Candói, às 9h.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.