22/08/2023
Cotidiano

Vizinhos reclamam de interferência causada pela 92 FM

Moradores no entorno da 92 FM (Rádio Guairacá) estão reclamando de interferências em equipamentos e que são provocadas pelas ondas de frequência da emissora.

Um universitário que reside ao lado da emissora e que pediu para não ser identificado  "pois moro exatamente ao lado da rádio e tenho q dar as caras com os funcionários, vereadores, ex-deputados, prefeito, e legião de puxa-sacos que ali estão todos os dias".  A RSN possui a identificação do reclamante). De acordo com o jovem, ele e seus vizinhos sofrem diariamente com esse problema.

" Tudo bem que a cidade é ‘ligada’ nos aparelhos de rádio, mas a vizinhança ter que ser obrigada a escutar, uma em especial, até pelo telefone, é brincadeira. Quem mora nas proximidades da 92, até quando coloca som diferente pelo computador, tem que aguentar a interferência das ondas dessa rádio,, que invadem qualquer lugar e se alastram pela redondeza", disse. "Acho que se eu colocar meu sapato na tomada é capaz dele começar a escutar a locução… Antigamente isso acontecia, mas a rádio havia solucionado as interferências. Agora, parece que para aumentar a distância do sinal, tudo voltou como antes. Como antes não, desculpa, pior do que antes. E ainda alegam que a culpa é dos nossos aparelhos que são de má qualidade… os aparelhos da vizinhança inteira são de má qualidade? Essa é a triste realidade dos moradores vizinhos a rádio 92 FM que não tem a liberdade de escolher o que vão escutar no rádio, nem na sua tevê e até no telefone! " , dispara.
Responsável pela manutenção dos equipamentos da 92 FM, o técnicoTadeu Kwaczynski, disse à RSN problema como o  que foi levantado pelo jovem podem ocorrer. A solução para esse impasse, segundo Tadeu, será as pessoas que estão tendo o problema se identificarem e darem o endereço da casa onde moram. "Com o endereço em mãos eu vou atá a residência para ver a causa do problema", afirmou. De acordo com o técnico, uma das causas é a má qualidade dos equipamentos existentes nas residências.  

Ele cita como exemplo um problema semelhante ocorrido no Residencial Kainá, ao lado da torre de transmissão de outra emissora de rádio. "Fomos até lá e o probelma estava sendo gerado por uma central telefônica de um dos moradores e que era de má qualidade e que acaba interferindo nas demais residências".

De acordo com o técnico, os equipamentos da 92 FM estão dentro dos padrões exigidos pela Agência Ncional de Telecomunicações (Anatel) e são fiscalizados semestralmente. "A emissora nunca foi notificada", garante o técnico.
 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.