22/08/2023
Guarapuava Paraná Política

Governo divulga aplicativo que facilita contratação de autônomos em Guarapuava

Aplicativo é extensivo a todas as cidades paranaenses

PIA

André Telles, assessor de Gestão Inteligente e Inovação do Governo do Paraná (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Você sabia que agora é possível encontrar uma diarista, encanador, pintor, garçom ou cozinheiro  por meio de um aplicativo? Pois o Paraná Serviços, já está em vigor também em Guarapuava, como em outros municípios do estado. De acordo com o assessor de Gestão Inteligente e Inovação da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, André Telles, trata-se de uma solução inovadora. A ferramenta faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços dentro do Paraná. São mais de 100 categorias de serviços beneficiadas.

Assim, o aplicativo, que já está disponível para os sistemas Android e iOS, vai facilitar a vida do cidadão que pretende contratar um serviço autônomo. Além de  aumentar a empregabilidade tira os trabalhadores da informalidade.

Esta ferramenta vai agilizar a vida de quem busca uma colocação no mercado de trabalho, ligando quem oferece e quem procura por um serviço específico

O aplicativo foi lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior e agora está sendo divulgada pelas cidades do interior. De acordo com o governador, a plataforma demonstra como o poder público pode ser um instrumento de soluções para a população. Além de ser um indutor de desenvolvimento de novos negócios”. “Queremos fazer com que o Estado seja um grande instrumento de desenvolvimento da área de tecnologia e crie ferramentas que facilitem a vida das pessoas”.

CADASTRO E CAPACITAÇÃO 

Além de cadastrar os profissionais no sistema para que sejam encontrados e contratados diretamente pelos usuários, o Departamento do Trabalho vai fornecer a capacitação profissional e a orientação necessária para que eles se tonem Microempreendedor Individual (MEI).

Assim, o cadastro dos profissionais no aplicativo será feito, preferencialmente, nas Agências do Trabalhador, que também ficarão responsáveis pela capacitação desses profissionais para manusear a ferramenta.

Conforme André Telles disse ao Portal RSN, uma pesquisa da Celepar feita em 2017, indica que 35% das pessoas que buscam emprego nas agências têm potencial para exercer uma atividade profissional autônoma.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.