As ações do Plano de Mobilidade Urbana de Guarapuava foram o tema de audiência pública, nessa quarta (31), na Câmara Municipal de Vereadores. Conforme informou o secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst a audiência é a segunda fase do plano. “Aqui temos a oportunidade de ouvir a população e também explanar as pesquisas e projetos”.
Durante a audiência, representantes da empresa Urbtec, responsável pelo plano, apresentaram o diagnóstico das pesquisas e atividades feitas desde fevereiro deste ano, a partir de questionários aplicados à população. De acordo com o secretário Municipal de Habitação e Urbanismo, Flavio Alexandre, o plano complementa o plano diretor na parte de mobilidade.
“Com o diagnóstico muito preciso sobre transporte coletivo, veículos em pontos críticos e semáforos, a Urbtec estará direcionando ações para os locais exatos, disciplinando o trânsito e melhorando a mobilidade da cidade”.
Conforme a audiência pública, o projeto tem como objetivo auxiliar o fluxo no trânsito em Guarapuava. E isso diz respeito a carros, transporte coletivo, pedestres, ciclistas e cargas. Além disso, melhorar a infraestrutura e os sistemas de transporte, e proporcionar uma consciência ambiental.
Entretanto é preciso que haja a correta utilização dos recursos do planejamento urbano. As ações têm previsão de finalização em oito meses. E são promovidas pelas secretarias municipais de Trânsito e Transportes e de Habitação e Urbanismo. Portanto, para saber mais sobre o Plano de Mobilidade Urbana, acesse aqui.