22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Desobstrução de galerias deixa trânsito lento no Centro de Guarapuava

Com desobstrução, alagamentos em pontos críticos da cidade deixam de ocorrer, diz secretário

trânsito lento

Cesar Filho e Itacir em visita ao serviço (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Trafegar por ruas do Centro de Guarapuava nesta semana pode estar sendo difícil. É que a Secretaria Municipal de Obras está desobstruindo galerias pluviais em pontos críticos. Assim, o caminhão de hidrojato que faz a sucção da sujeira acumulada na tubulação, pode atrapalhar o trânsito.

Nesta quarta (7), por exemplo, as equipes atuam entre as ruas Brigadeiro Rocha e Guaíra. Assim parte da Brigadeiro Rocha está interditada. Porém, nos próximos dias será a vez da avenida Moacir Júlio Silvestri e, na sequência, em ruas do bairro Trianon.

“O trabalho vai deixar o trânsito congestionado em alguns locais, por isso, peço a compreensão da população, mas sabemos que é para o bem da cidade”.

De acordo com o prefeito Cesar Filho (Cidadania), a desobstrução vai melhorar o escoamento das águas das chuvas e minimizar o problema dos alagamentos.

(Foto: Larissa Ortiz/RSN)

PONTOS MAPEADOS PARA A DESOBSTRUÇÃO

Todos os pontos com problemas de alagamentos já foram mapeados. Conforme disse o secretário municipal de Obras, Itaci Vezzaro, a desobstrução será feita gradualmente durante o próximo ano, atendendo todos os bairros da cidade.

Buscamos tecnologia evitando uma operação mais agressiva com a destruição de asfaltos, manilhas e calçadas para retirar o lixo, o que causaria transtornos, demora e mais gastos.

De acordo com Itacir, restos de construção civil, garrafas pet, isopor e todo tipo de lixo para nas galerias. “Isso tudo está sendo retirado”. A expectativa é de que nas próximas chuvas não ocorram mais alagamentos.

MUDANÇA DE HÁBITO

Porém, segundo o empresário, Neuton Vieira Junior, para que essa expectativa seja alcançada, é preciso que ocorra também, uma mudança de hábitos. “Para não voltar a ocorrer transtorno, todos devem ter educação e não jogar lixo nas ruas. Cada um faz sua parte para não prejudicar os outros”.

SERVIÇO

Nos próximos dias, outro caminhão deve reforçar o trabalho de limpeza das galerias. Nos bairros, também é feito o desassoreamento de rios e córregos para evitar alagamentos nas regiões próximas durante as chuvas.

(Foto: Larissa Ortiz/RSN)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo