22/08/2023
Guarapuava Política

Paulo Litro vem a Guarapuava para encontro com o ‘tucanato’ municipal

“Vamos discutir os encaminhamentos para as eleições do ano que vem”

Paulo-Litro

Deputados Ademar Traiano e Paulo Litro (Foto: Divulgação)

O PSDB fará reunião em Guarapuava nos próximos dias. De acordo com a assessoria do presidente estadual, Paulo Litro, o foco são as eleições de 2020. Assim, o deputado estará na cidade entre os dias 22 e 28 deste mês. “Vamos discutir os encaminhamentos para as eleições do ano que vem”.

Porém, a presidente do PSDB municipal, Maria do Carmo Abreu, disse ao Portal RSN que está em viagem de férias. “Tão logo retorne a Guarapuava vou tratar desse assunto”.

Em busca de um sucessor para o vácuo aberto com a morte do ex-deputado Bernardo Ribas Carli, o partido quer atrair novos membros. A ideia é disputar a corrida pela sucessão do prefeito Cesar Silvestri Filho na prefeitura. Portanto, o desafio é formar uma chapa de vereadores e encontrar um nome que tenha competitividade para encabeçar a majoritária.

‘Órfão’ o partido testa popularizar um novo nome. “Pra ficar entre a família”, como ele costuma dizer, o advogado Samuel Abreu, é presença constante em encontros públicos. Filho de Maria do Carmo, Samuel teria as bençãos da vereadora Maria José Mandu Ribas, um dos nomes fortes no ‘ninho tucano’ local e estadual. A vereadora tem laços estreitos com o ex-deputado Valdir Rossoni.

Nessas investidas, Samuel tem sido anfitrião de jantares em sua casa. No cardápio, o prato principal é justamente a sucessão municipal. Em um deles, sentaram-se à mesa o ex-prefeito Fernando Ribas Carli (PP), o prefeito Cesar Filho (Cidadania) e Samuel (PSDB).

Assim, as conversas traçam linhas para uma possível composição entre Carli e Silvestri Filho. Aliás, o prefeito, em visita ao Portal RSN recentemente, se mostrou simpático a essa união. “Por que não?”, respondeu ao ser questionado sobre esse assunto.

EXPULSÃO DE BETO RICHA

No cenário estadual, o desafio de Paulo Litro é acalmar os ânimos em relação ao ex-governador Beto Richa. Envolvido em operações policiais há quem defenda um voo forçado do ‘ninho tucano’. Porém, de acordo com o presidente, essa é uma missão que foge da sua alçada.

Assim, o Diretório Estadual seguirá a orientação da direção nacional. “A situação está sendo analisada. Os procedimentos em relação a filiados que estão sendo investigados serão tomados conforme o Código de Ética”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.