22/08/2023
Brasil Cotidiano Paraná Saúde

Vacinação preventiva contra o sarampo começou nesta quinta (22)

Crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas

Sarampo

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A partir desta quinta (22), as crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o Brasil. Conforme o Ministério da Saúde, a vacinação é preventiva e deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra. Também estão disponíveis as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

“Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose). Já aos 15 meses (2ª dose) devem tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral mais varicela. É preciso respeitar o intervalo de 30 dias entre as doses”, esclarece o ministério.

De acordo com reportagem da Agência Brasil,  serão enviados 1,6 milhão de doses a mais para os estados. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, mais suscetível a casos graves.

“Nós estamos preocupados com essa faixa etária porque em surtos anteriores foram as crianças menores de um ano. E evoluíram para casos mais graves e óbitos”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

De acordo com o ministério, nos últimos 90 dias, 1.680 casos da doença foram confirmados. No Paraná um caso foi confirmado. Porém no estado de São Paulo foram 1.662.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.