A partir desta quinta (22), as crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o Brasil. Conforme o Ministério da Saúde, a vacinação é preventiva e deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra. Também estão disponíveis as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.
“Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose). Já aos 15 meses (2ª dose) devem tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral mais varicela. É preciso respeitar o intervalo de 30 dias entre as doses”, esclarece o ministério.
De acordo com reportagem da Agência Brasil, serão enviados 1,6 milhão de doses a mais para os estados. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, mais suscetível a casos graves.
“Nós estamos preocupados com essa faixa etária porque em surtos anteriores foram as crianças menores de um ano. E evoluíram para casos mais graves e óbitos”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.
De acordo com o ministério, nos últimos 90 dias, 1.680 casos da doença foram confirmados. No Paraná um caso foi confirmado. Porém no estado de São Paulo foram 1.662.