22/08/2023


Agronegócio Cotidiano Região

Concurso de Silagem de Milho está com inscrições abertas em Bituruna

O objetivo é estimular o uso de tecnologias adequadas

not004425-01-1000x0

(Imagem: Ascom/Prefeitura de Bituruna)

A Prefeitura de Bituruna em parceria com a Emater está com as inscrições abertas para o 1º Concurso de Silagem de Milho de Bituruna. O objetivo é estimular o uso de tecnologias adequadas e de boas práticas na produção de milho para silagem, além de valorizar os produtores rurais do município.

A pecuária está presente em grande parte das propriedades de Bituruna. Uma das maiores carências dessas atividades é a produção de alimentos para os animais. A silagem é um alimento caro quando comparado com a alimentação a pasto e sua utilização incorreta ou o mal armazenamento gera grande impacto nos resultados financeiros da propriedade.

De acordo com a assessoria, os interessados podem inscrever lavouras localizadas dentro do município de Bituruna. Destinadas à produção de silagem de milho de planta inteira na safra 2019/2020. Além disso, é preciso ter no mínimo um hectare, sem irrigação.

As inscrições devem ser feitas na Emater, até dia 1 de novembro, obrigatoriamente antes do plantio da lavoura. Cada produtor poderá inscrever somente uma área de lavoura e deve apresentar análise de solo realizada no ano de 2019. As inscrições são gratuitas.

Entre os critérios de avaliação estão a produtividade e as características físicas da silagem recém picada. As cinco silagens com melhores pontuações após esta primeira avaliação participarão da avaliação qualitativa. Serão coletadas amostras e encaminhadas para análise bromatológica.

A classificação final será determinada pela soma das notas da avaliação de produtividade e de características físicas mais as notas da avaliação bromatológica. A premiação será divulgada após o final das inscrições. O regulamente completo está disponível aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo