A Associação Comercial e Industrial de Irati (ACIAI) está formatando um novo viés para inserção na comunidade. Embora seja uma entidade que agrega a classe empresarial, a ACIAI, porém, passou a levantar as demandas da cidade.
De acordo com o presidente, Elias Manssur, para isso, um dos focos é a criação de um conselho político. Essa decisão foi tomada na reunião desta quinta (29). “Vamos criar esse conselho para debater o nosso município”, disse ao Portal RSN. Uma das primeiras ações será ‘cobrar’ os deputados estaduais e federais que conquistaram votos em Irati. “Vamos trazê-los aqui e entregar um documento com as nossas demandas”. Conforme explicou Elias Manssur, Irati precisa de representatividade política nas esferas de Governo.
Para o vice-presidente da entidade, Marcielo Isidoro Mazzochin, há um vácuo político. “Quando precisamos e algo nos governos estadual e federal não temos referências”. Assim, é justamente essa falha que, de acordo com outras lideranças, fragiliza o desenvolvimento do município. Recentemente, o secretário de Indústria e Comércio Emiliano Gomes, abordou esse tema na Câmara de Vereadores.
NOS BAIRROS
Entretanto, para levantar as prioridades, a ACIAI está descentralizando as reuniões nos bairros da cidade. “Estamos fazendo encontros com empresários”. De acordo com o presidente, para o projeto itinerante, a cidade foi dividida em 11 polos. “Já fizemos três reuniões com média de 50 a 60 empresários cada e a próxima será em 26 de setembro na região da Vila São João”.
De acordo com o Mazzochin, essa descentralização vai fortalecer a entidade para a busca de soluções junto aos órgãos públicos. “Ao mesmo tempo que levantamos os problemas que dificultam a atividade empresarial, estamos conscientizando os empresários e a comunidade sobre a necessidade de somar forças”, disse Mazzochin.
Conforme o vice-presidente da ACIAI, paralelamente, a ideia é reativar as associações de moradores.
A ACIAI
Município com previsão de 60.357 habitantes em 2019, segundo o IBGE, Irati sedia a quinta mais antiga associação comercial e empresarial do Paraná, a ACIAI.
Com cerca de 500 associados, a entidade entra num momento passando a ter um protagonismo político apartidário.
Assim, a entidade vai buscar debater demandas sociais e econômicas da classe empresarial. De acordo com o vice-presidente Marcielo Isidoro Mazzochin, o objetivo comum é o desenvolvimento do município e da Região.
Leia outras notícias no Portal RSN.