22/08/2023
Cotidiano

Associações comerciais discutem em Guarapuava criação de garantidora de crédito

imagem-18861

Guarapuava foi sede na manhã desta terça-feira (27) do encontro de representantes de sete associações comerciais de municípios da região, além de entidades bancárias (Caixa, Banco do Brasil, Itaú e Sicoob) que discutiu  a implantação da SGC (Sociedade Garantidora de Crédito).A reunião foi na sede da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG). 
O objetivo da reunião foi  unir toda a região para tornar viável a implantação da agência, que tornaria mais fácil às empresas conseguir recurso nos bancos. Na reunião, ficou definido que será feita pesquisa para apurar informações de cada município, de modo a se ter um diagnóstico das demandas da região.
O próximo passo será a elaboração de um plano de negócios, para apurar qual seria o volume de recursos que a sociedade precisaria para iniciar as atividades.
O processo está sendo coordenado pela Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais do Centro-Oeste do Paraná), Cacesul (Coordenadoria das Associações Comerciais do Centro-Sul), além do Sebrae e da Agência de Desenvolvimento Evolut.
Participaram da reunião de hoje representantes das seguintes associações: Turvo, Manoel Ribas, Guarapuava, Pitanga, Irati, Prudentópolis e São Mateus do Sul. 

O que é:
De acordo com o Sebrae, as SGCs são sociedades de caráter privado, cujo objetivo é de complementar as garantias exigidas aos seus associados nas operações de crédito junto do sistema financeiro. Além disso, podem também lhes fornecer aval técnico, comercial e assessoria financeira.
São formadas essencialmente por empresas, mas podem também ter a participação de entidades públicas e outros apoiadores. Seu objetivo principal é a promoção da competitividade e desenvolvimento empresarial, por meio do acesso ao crédito e assessoria financeira para as empresas associadas. 
As  SGCs não realizam empréstimo ou financiamentos, mas prestam garantias (aval ou fiança) nas operações de crédito de suas associadas com as instituições financeiras. As garantias podem também ser dadas aos fornecedores das associadas (aval comercial) ou em processos de licitações (aval técnico).
A SGC realiza a análise dos projetos e pedidos de financiamento pleiteados por seus associados e assume o risco de inadimplência e eventuais falências. Nestes casos, a SGC honra a garantia ante o credor e passa a conduzir o processo de recuperação das perdas com a associada inadimplente ou falida.

(Com assessoria)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.