22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Infarto está entre as principais causas de morte no Brasil, diz especialista

Em apenas um fim de semana, o Hospital São Vicente atendeu nove pessoas com infarto agudo do miocárdio em Guarapuava

atendimento médico

Nove pessoas foram atendidas com infarto no hospital São Vicente em um único fim de semana em Guarapuava (Foto: Reprodução/Pixabay)

Em apenas um fim de semana o Hospital São Vicente atendeu nove pessoas com infarto agudo do miocárdio. Todas foram encaminhadas para procedimentos de cateterismo seguido de angioplastia. De acordo com o hemodinamicista Stefan Wolanski Negrão, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no país. São elas, o AVC (acidente vascular cerebral) e o IAM (infarto agudo do miocárdio).

Conforme explicou Stefan, as doenças cardiovasculares representam um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. E com altas taxas de incidência e mortalidade.

A taxa de mortalidade brasileira é de 183 pessoas para 100 mil habitantes. Esse índice está entre os maiores do mundo e é semelhante ao de países como a China e o Leste Europeu.

Assim, a cada hora, 40 pessoas morrem em decorrência de doenças do coração. De acordo com o último levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardíacas chegam a atingir, por ano, mais de 300 mil vítimas.

Segundo o médico Stefan Wolanski Negrão, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no país (Foto: Arquivo/RSN)

O INFARTO

O infarto agudo do miocárdio, atualmente causa mais mortes que o AVC. De acordo com Stefan, pacientes com história familiar de infarto ou doença coronariana estão entre as causas de pré-disposição à doença. Porém outras doenças fazem parte desse grupo de risco. Como por exemplo a hipertensão arterial, o diabetes e o tabagismo. Além disso, não devem ser esquecidos outros fatores como estresse, obesidade, sedentarismo e colesterol alto.

Conforme explicou o hemodinamicista, o principal sintoma do infarto é a dor tipo ‘aperto no peito’, irradiada para o braço esquerdo e/ou mandíbula. A dor pode vir associada a sudorese fria e, às vezes com náuseas e vômitos. Vale lembrar que pelo menos 1/3 dos pacientes não apresentam os sintomas típicos, podendo apresentar cansaço e mal-estar geral.

Principal sintoma do infarto é a dor tipo ‘aperto no peito’ (Foto: Reprodução/Pixabay)

Assim, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é um processo de morte do tecido (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de oxigênio. Isso ocorre devido à obstrução da artéria coronária. Conforme Stefan, a obstrução se dá pela formação de um coágulo em uma área comprometida por aterosclerose (placa de gordura). Isso causa estreitamentos dos vasos sanguíneos do coração.

Portanto, o médico defende que falar sobre uma doença tão comum como o infarto deve ser uma missão em todo o país. “Precisamos de políticas públicas, campanhas publicitárias e principalmente conscientização da população que infarto mata. É a principal causa de mortalidade no Brasil, dados que infelizmente poucas pessoas sabem”.

Formação de coágulo em área comprometida por placa de gordura, causa estreitamento dos vasos sanguíneos do coração (Foto: Reprodução/Pixabay)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.