O comício do presidente Lula em Curitiba, marcado para sábado (31), será o início da virada nos índices de intenção de votos da candidatura de Osmar Dias na capital. A avaliação é do próprio senador candidato, para quem a grande aliança formada para a eleição deste ano só começará a “fazer a diferença” a partir de agora.
“Lula é o principal cabo eleitoral do país e a sua vinda vai ser um salto na nossa campanha. Já temos boa vantagem no interior e agora o Pessuti, prefeitos, centrais sindicais e nossos candidatos ao Senado vão começar a trabalhar em Curitiba e região metropolitana. Temos toda condição de virar o jogo aqui na capital”, afirmou Osmar, num jantar na noite desta segunda (26), em Santa Felicidade ao lado do governador Orlando Pessuti e da candidata do PT ao Senado Gleisi Hoffmann.
O senador do PDT concorre pela chapa que reúne grandes forças políticas do Brasil e do Estado, como o PT do presidente Lula, o PMDB de Requião e Pessuti. PSC, PR e PCdoB completam a coligação. A chapa em torno de Osmar tem apoio da maioria dos prefeitos e das centrais sindicais. Cinco da quais já manifestaram seu voto no candidato do PDT ao governo.
No jantar, o senador lembrou das eleições de 2006, quando os grandes partidos e os prefeitos tiveram atuação determinante contra ele. “Nestes 20 e poucos dias de campanha já senti a força do PMDB e do PT. Olhando para o time que está aqui tenho uma ideia de por quê perdi aquelas eleições. Sei também o que é ter os prefeitos contra”, afirmou.
O governador Orlando Pessuti, que desistiu de concorrer em favor de Osmar, pediu total apoio à candidatura do senador ao governo, por representar a continuidade dos programas sociais paranaenses. “Eu sempre disse que a única coisa que não poderia acontecer é estarmos divididos”, disse.
Uma aliança com todos os partidos de sua base no Congresso foi também a posição do presidente Lula, lembrou Gleisi. “O presidente Lula nos perguntava como não conseguíamos nos unir para defender um governo que todos falam que vem dando certo. Por um ano e meio buscamos a aliança, houve grande empatia entre nós e hoje temos essa coligação que será vitoriosa”, disse a candidata do PT ao Senado.
Avanços – Osmar disse que o próximo governador do Estado receberá um legado muito diferente do deixado por administrações anteriores. Ele relacionou que o Paraná tem o melhor ensino médio do país, segundo o Ideb 2010(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) , e será o primeiro a erradicar a miséria absoluta em seu território, em 2013, pelo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
E mais: a Sanepar foi escolhida pelo jornal “Valor Econômico” como a melhor empresa de saneamento básico no Brasil, e receberá prêmio da publicação no dia 30 de agosto, em São Paulo. “Escutei meu adversário falar que a Sanepar está mal administrada. Como pode uma empresa mal administrada ser considerada a melhor do Brasil?”, questionou.
Da assessoria