Educadores de escolas públicas e privadas, consultores agroecológicos, produtores orgânicos, comunicadores e estudantes participaram de um curso de bioconstrução, no sítio Pedacinho do Céu, em Guarapuava.
Durante três dias, o curso reuniu participantes dos municípios da Região, do Paraná e do Rio Grande do Sul. Entre eles, Pinhão, Turvo, Reserva do Iguaçu, Curitiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Santo Ângelo e Passo Fundo, os dois últimos do Rio Grande do Sul.
O objetivo foi despertar um novo olhar para a construção. Além disso, discutir formas de contribuição coletiva, a partir de técnicas de construção sustentável, à base de terra.
De acordo com a coordenadora do projeto Turismo Rural, Valéria Stocki, a diversidade de atrativos que existem no roteiro de turismo rural é o que contribui para seu crescimento.
“O modelo agroecológico está em alta, pois os turistas mais atentos. Eles [os turistas] buscam não só espaços bonitos, mas também lugares sustentáveis”.
Nesse sentido, conforme a coordenadora, o roteiro de turismo rural Caminho de São Francisco da Esperança, busca conciliar os eixos econômico, social e ambiental. As atividades envolveram ações práticas e teóricas sobre técnicas e princípios da bioconstrução.
O curso foi ministrado pelo professor da UniPermacultura (Universidade Alternativa de Permacultura, Bioconstrução e Ecovias), do Rio Grande do Sul, Clairton Jappa da Silva.
“A indústria da construção está entre as mais poluentes do mundo. E assim como na agricultura, é preciso encontrar formas sustentáveis e saudáveis de produção, para as pessoas e para o planeta”.
EXPERIÊNCIA
Por isso, o curso foi um motivador para os proprietários e produtores agroecológicos, Cássio Trovatto e Clarita Rickli. Com o aprendizado, eles pretendem seguir com a estruturação de um espaço que valorize o saber local e a produção de conhecimentos diversos.
“Foram dias de reflexões profundas. Portanto, não podemos deixar isso passar. É preciso aprofundar, avançar e colocar em prática no nosso contexto local”.
O curso superintensivo de bioconstrução foi uma iniciativa do Sítio Agroflorestal Pedacinho do Céu. Além disso, teve o apoio da Associação de Turismo Rural Caminho de São Francisco. E ainda da prefeitura de Guarapuava, em parceria com a Unipermacultura (RS).
Leia outras notícias no Portal RSN.