22/08/2023


Cotidiano Paraná

Desfile de 7 de Setembro reúne 20 mil pessoas em Curitiba

A comemoração cívica contou com a apresentação de carros históricos, veículos militares e aeronaves das Polícias Civil e Militar

normal__MG_1192

Solenidade de 7 de Setembro foi na Avenida Cândido de Abreu (Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN)

Aproximadamente 20 mil pessoas acompanharam neste sábado (7), em Curitiba, o desfile cívico-militar que comemora os 197 anos da Proclamação da Independência, segundo estimativas da Polícia Militar.

Desfile reuniu cerca de 20 mil pessoas (Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN)

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior assistiu a solenidade de 7 de Setembro na Avenida Cândido de Abreu. Ele estava acompanhado da família, do comandante da 5ª Divisão do Exército, general de divisão José Russo Assumpção Delgado, do vice-governador Darci Piana e de outras autoridades.

(Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN)

Entre estudantes de escolas municipais e estaduais, setores da sociedade civil e representantes das Forças Armadas e de segurança, cerca de 3 mil de pessoas marcharam no desfile. A comemoração cívica contou  com a apresentação de carros históricos, veículos militares e aeronaves das Polícias Civil e Militar.

De acordo com o governador Ratinho Júnior, a solenidade resgata o espírito cívico e amor pela Pátria.

A data valoriza a história da Independência do Brasil, um País que tem um território gigantesco onde se conseguiu manter uma unidade cultural. Assim , depois de 197 anos, ainda existe a vontade da população de resgatar o verde-amarelo, de fortalecer cada vez mais a nossa bandeira e o patriotismo. É uma festa muito bonita, em que se veem os pais com as crianças e as tropas muito organizadas.

(Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN)

SOLENIDADE

O desfile foi organizado pelo Governo do Estado e pela 5ª Divisão de Exército. As atividades começaram às 9 horas com a revista das tropas militares. Em seguida, iniciou o desfile cívico, aberto pela Liga da Defesa Nacional e com a participação de seis escolas municipais, 13 estaduais e 14 entidades civis.

(Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN)

Conforme a Agência Estadual de Notícias, na sequência houve a apresentação militar. O desfile teve o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Além disso, as unidades da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal estiveram envolvidos no desfile militar.

Além disso, alunos do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Academia Policial Militar do Guatupê também participaram.

(Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN)

SEMANA DA PÁTRIA

Em Curitiba, as celebrações da Semana da Pátria começaram no dia 30 de agosto. Em uma cerimônia no Palácio Iguaçu, foi acesa a pira com o Fogo Simbólico da Pátria. A chama ficou acesa durante toda a semana em frente à sede do governo.

(Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN)

Apenas hoje foi apagada ao fim do desfile militar, pelo vice-governador Darci Piana. Dessa forma, o Fogo Simbólico, idealizado por um grupo de patriotas em 1938, representa o sentimento cívico do povo brasileiro. E ainda, reafirma o compromisso da juventude em manter viva a chama do amor à pátria.

(Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN)

A ideia foi acolhida pela Liga da Defesa Nacional. Por isso, desde então, a cerimônia do Fogo Simbólico abre as comemorações da Independência na Semana da Pátria.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo