Todo o amor, respeito e civismo de centenas de guarapuavanos foi destaque durante o tradicional desfile cívico-militar, neste sábado (7). Assim, a XV de Novembro foi tomada por cores, arte, tradição e inovação.
Jovens, adultos e idosos narraram a história de Guarapuava: os 200 anos de uma cidade em transformação.
“O desfile é uma tradição cívica de nossa cidade. A maciça participação popular, com pais que gostam de trazer seus filhos, instituições que gostam de participar e apresentar o que têm de melhor. É isso que torna nosso desfile lindo, de fato. Um retrato da diversidade e alegria que temos”, declarou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.
O prefeito participou do hasteamento das bandeiras, da revista à tropa e de todo o desfile. “Uma demonstração de civismo importante para o país. Em um momento onde buscamos amplamente a participação popular, ver as ruas cheias nos enche de alegria”, afirmou o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.
GUARAPUAVA 200 ANOS
Conforme a Secretaria de Comunicação da prefeitura, 116 instituições narraram a colonização, a emancipação, o desenvolvimento e a identidade guarapuavana.
“O Dia da Independência é uma data muito relevante, marca o patriotismo do nosso povo e hoje, com esse belíssimo desfile, demonstramos exatamente esse amor que temos pela pátria. Guarapuava está de parabéns”, afirmou o comandante do 26º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), Tenente Coronel Kensei Arashiro.
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Na rua, as instituições contaram histórias consagradas em nossos livros e, também, as que estão em transformação. “Apresentamos à população os números de casos de violência contra as guarapuavanas, que diminuíram consideravelmente nos últimos anos. E com a Procuradoria da Mulher da Alep, pretendemos melhorar ainda mais este índice”, afirmou a deputada estadual, Cristina Silvestri.
Além disso, Cristina disse que sempre faz questão de prestigiar o desfile cívico de Guarapuava. E que desta vez foi um prazer poder desfilar no pelotão da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, como primeira mulher eleita deputada na nossa Região.
SONHO
E o desfile cívico foi um dia memorável também para o pequeno Pablo Henrique Correia dos Santos, de quatro anos. Isso porque ele participou do pelotão mirim da Polícia Militar, e realizou um sonho.
“Foi muito legal! Eu gostei de andar e ver todas as pessoas olhando, vi meu pai e minha mãe. Ontem eu treinei bastante pro desfile pra ir bem porque eu quero ser policial quando eu crescer”.
Assim, Coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura e o 26º GAC, o desfile cívico-militar teve a participação do exército, polícias, escolas municipais, colégios estaduais, faculdades, grupos de escoteiros, entidades, CTGs e associações.
Leia outras notícias no Portal RSN.