Na data em que se comemora o Dia do Agricultor (28 de Julho) o deputado federal Cezar Silvestri relembrou algumas das principais lutas defendidas por ele, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
De acordo com Silvestri, inúmeros foram as discussões em Brasília para aprovar projetos que beneficiem os agricultores brasileiros, no entanto alguns se destacam, entre eles a reformulação do código ambiental, o adiamento da entrada em vigor do Decreto 6.514 e a revisão dos índices de produtividade no campo para fins de reforma agrária, o qual se posicionou contra.
Além disso, o parlamentar segue defendendo a agricultura brasileira reivindicando mais crédito ao produtor rural, a redução das taxas de juro e a criação de seguro de renda.
Para o parlamentar, é necessário aumentar o volume de recursos destinados a agricultura e, principalmente, que esse dinheiro chegue nas mãos dos produtores rurais. “O volume atual de recursos é insuficiente, além disso, não chega a muitos agricultores por causa da burocracia”, destacou frisando que há dificuldade de acesso aos recursos. “Existem muitos produtores que tiveram que renegociar suas dívidas e que agora não estão conseguindo crédito”, argumentou.
É necessário também, na opinião do parlamentar, que os juros sejam reduzidos. “Taxa de juros é altíssima, deveria pelos menos, ser reduzida a metade”, argumentou.
Ainda, segundo Silvestri, que faz parte da bancada de opisição na câmara federal , o governo deveria realmente priorizar o setor e definir uma política agrícola para o país. “Se o governo quiser mesmo dar atenção a agricultura, ele tem que reduzir os juros, aumentar os recursos e garantir mais subsídios. Em países desenvolvidos que dão prioridade a agricultura, o governo subsidia em até 50% os produtores, no Brasil, o subsídio chega somente a 5%”, detalhou.
Apesar de ser preciso avançar em inúmeros pontos no que se refere à agricultura brasileira, Silvestri enfatizou que já houve alguns avanços, um exemplo disso é a aprovação pela Câmara, do Projeto de Lei Complementar 374/08, que autoriza a União a participar de um fundo destinado a oferecer cobertura suplementar aos riscos do seguro rural."O fundo para cobrir o seguro rural é um passo histórico para a agricultura brasileira, antiga reivindicação do setor, independentemente do tamanho da propriedade, de ser assentado, micro ou pequeno", destacou.
Política
No Dia do Agricultor, Silvestri destaca luta em defesa da agricultura brasileira
- Por Cristina Esteche
- 28/07/2010