Com uma bancada composta por dois vereadores, o Partido Verde (PV) se prepara para fortalecer seu protagonismo político em Irati. Assim, focado nas eleições municipais de 2020, o partido já debate a composição de candidatura majoritária. De acordo com o presidente da sigla em Irati, Dagoberto Waydzik, o partido pretende ampliar a base na Câmara.
“Temos em nosso quadro pessoas preparadas para administrar a prefeitura. E certamente teremos chapa completa para a vereadores”.
Embora tenha sido fundado há alguns anos em Irati, o PV preferiu se preparar para então concorrer às eleições. Conforme Dagoberto, isso foi possível em 2012 e 2016. “Em 2012 a Doutora Ieda Regina Waydzik foi candidata a prefeita e em 2016 foi Emiliano Gomes”. Aliás, Emiliano é hoje o secretário municipal de Indústria e Comércio.
Porém, desde o início o PV mostra a sua força política em Irati. Assim, em 2016 o partido elegeu dois vereadores: o engenheiro José Bodnar e o empresário Rogério Luiz Kuhn. Entretanto, a intenção é ampliar esse número. “E como não temos nome definido para a majoritária não se descarta a possibilidade de coligação”.
‘MUITO ATUANTE’
Todavia, a postura do PV está imprimindo a sua marca em Irati também pelo trabalho da deputada federal Leandre DalPonte. “A deputada é muito atuante não só em Irati, mas em toda a região da Amcespar (Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná). “Há um grande trabalho da Leandre na área social, da saúde e da infraestrutura, através de diversas emendas”.
Contudo, diz Dagoberto, a participação da parlamentar foi decisiva para a extensão do Hospital Erasto Gaetner em Irati.
Leia outras notícias no Portal RSN.